Autor Tópico: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007  (Lida 15161 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #75 em: Setembro 10, 2007, 11:48:51 am »
Bom dia pessoal da Freita!
De volta aos céus espessos, opacos e fosforoscentes.
Defacto achei o encontro fantástico, vi e aprendi coisas que não sabia possíveis, tais como Neptuno, Urano e M13 com resoluções e brilho de deixar qualquer um de boca aberta, claro que as bocas dos bichos também eram a condizer. :-D  :-D  :-D
Eu o Paulo Marques, o Paulo Aguiar e o Rui, ficámos até às 5 da matina, o céu voltou a abrir como prognosticado pelo Miguel Lopes, embora o horizonte sul estivesse barrado com nuvens.
Graças a deus comi as costeletas de vitela e não tive problema nenhum. :lol:
A viagem fez-se bem e tranquilamente, pensei que seria mais desgastante.
Obrigado a todos. :sunny:

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline aalto

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #76 em: Setembro 10, 2007, 08:40:08 pm »
Também é com relatos assim...que se faz avançar a paixão.
Parabéns pela jornada.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #76 em: Setembro 10, 2007, 08:40:08 pm »

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #77 em: Setembro 10, 2007, 10:59:28 pm »
Estão todos de parabéns,
Pelo convivio, pela amizade e...
Pela partilha do céu.

Votos de que continuem com o mesmo empenho, mais se irão juntar ao grupo.

Boa semana,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #78 em: Setembro 10, 2007, 11:27:25 pm »
Fil,

espero que leias isto e não me entendas mal... mas a Bruna, perdão a BRUMA foi recentemente descoberta como património genético português! Não há volta a dar.
E eu partilho da tua opinião em relação à Bruma...

A astronomia portuguesa espelha muito bem outras áreas de interesse em Portugal, e sendo feita por portugueses, com a mentalidade reinante no nosso país, a partilha de informação, o comprometimento e o assumir da responsabilidade de pertencer a um grupo com alguns deveres, não fazem parte do horizonte.
Há alguns tipos neste país que realmente sabem disto e que gostam de ensinar (eu diria antes, partilhar) os truques, as dicas, as bases, apontar rumos e caminhos, fornecer pistas, etc.
Há também por aí muitos tipos que fazem disto uma feira de vaidades...
também há aqueles que já se esqueceram de como foi difícil o seu começo e já não conseguem vir cá abaixo, descer muitos degraus e dar a mão a quem ainda gatinha escadas acima.

E como sempre, são estes que conseguem isolar os verdadeiros amantes das coisas, neste caso, a astronomia amadora, no seu âmago: o puro prazer de observar, de discernir este ou aquele pormenor no planeta, na nebulosa...
Depois claro, estão os problemas relacionados com a distância, a física neste caso (pois com os meios de comunicação actuais, estamos em qualquer ponto do planeta, à distância de um clique) que impedem muitas vezes as deslocações a um determinado local para realizar uma sessão ou um encontro, seja de um ou vários dias. O problema dos custos associados...

A lei natural das coisas é a lei da sobrevivência: só o mais forte vencerá. E neste caso, o mais forte é o mais forte a nível psicológico; conseguir ultrapassar todos os problemas associados ao início de um hobby, extremamente exigente como este; conseguir encontrar um grupo que esteja disposto a encontros frequentes, com partilha de informação e experiências; conseguir que as pessoas se comprometam realmente, e não estejam sempre à procura de desculpas para não irem ou não fazerem...

Claro que lá por fora também há estes problemas, mas a solução é mais fácil porque, sendo nós 10 milhões (alguém sabe quantos AA's temos em Portugal?) e, por ex, os espanhois 40 milhões, é mais fácil eles encontrarem gente com vontade de construir alguma coisa...
Voltamos ao problema da educação (desculpem mas vou usar um termo inglês, coisa que não aprovo muito, porque a nossa língua é muito rica): education e não politeness! Investir na education é algo que não fazemos em Portugal e daí estarmos a pagar esse preço, com todos os indicadores internacionais a serem pouco favoráveis. Quando percebermos que é na educação que podemos avançar e progredir, aí sim, talvez consigamos ter uma AA em Portugal (e bons serviços sociais, cuidados médicos, tribunais, polícia, etc)
Até lá, só nos resta ir batendo com a cabeça aqui e ali, aprendendo com os nossos erros, persistir ou desistir...

Mas claro, não nos podemos esquecer também, que o nível de comprometimento das pessoas para com a astronomia é tão variável como as estrelas que existem no universo.
Mas uma coisa não podemos esquecer: se ficarmos parados à espera que as coisas venham ter connosco... "don't ask what your country can do for you; ask    what you can do for your country" sempre actual.

Ufa! que ganda seca...

Tudo isto para te dizer que a Serra da Freita foi um encontro muito proveitoso. Várias sensibilidades, gostos, experiências, equipamento... Disponibilidade total de todos nós (se calhar por semos maçaricos, lembras-te hehehe) para partilhar o muito ou pouco que sabemos. Tudo num espírito de puro prazer de apontar os nossos "tubos" ao céu e deleitarmo-nos com a criação, num verdadeiro ambiente de prazer, sem ministros ou botas para... enfim!
Só é triste é que no meio disto tudo, me sinto numa galáxia llooooooooonnnnnnnngggggggeeeeeeeeee das galáxias lisboa, braga, etc. Mas felizmente há este forum e outros, onde se pode aprender e crescer até...desistirmos ou conseguirmos mudar alguma coisa...

Desculpem este desabafo, mas por vezes temos necessidade de libertar algumas tensões...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #79 em: Setembro 11, 2007, 12:44:17 am »
xumaxer, não tens q te desculpar pelo desabafo. É perfeitamente compreensível e como referiste e bem, há q libertar todas essas tensões q nos vão na alma. Ora este espaço tb serve p isso mm.
Só não compreendi a relação q esta mensagem tem com o fil :?  Será q podes explicar? :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #80 em: Setembro 11, 2007, 09:17:17 am »
Citação de: "PauloSantos"
Só não compreendi a relação q esta mensagem tem com o fil :?
Ui, isso agora.....  :mrgreen: ;)
Citação de: "xumaxer"
(se calhar por semos maçaricos, lembras-te hehehe)
Então não lembro, camarada maçarico! Somos todos :D

Xumaxer, estou a ver que o encontro na Serra da Freita foi mesmo verdadeiramente proveitoso e genuíno.. Parece que valeu a pena não se adiar nem antecipar o encontro :)
Eu confesso que estava meio indeciso entre ir, atrasando um monte de coisas que tinha para fazer, ou não ir; acabei por não ir mais por causa dos 600km que me separam (ida-e-volta) da Serra da Freita (equivalente a 1 depósito de combustível) e de não conduzindo muito à noite e ter que pernoitar algures, perdendo 2 dias. Falas e bem na questão dos custos, e das "distâncias" a que os AA estão, e eu próprio ando em modo de poupança :( a ver se ainda consigo gastar um dinheirito no hobby mais tarde :). Mas vem é ligeiramente off topic continuar a conversa da Bruna..  :)
Mas realmente estou a ponderar cravar o amigo dUbeni numa próxima vez para dividirmos custos de transporte daqui da zona de Lisboa aí mais para cima.. Ele ainda não sabe disto, espero que não leve a mal estes pensamentos meus :) De qualquer maneira, isto é só ideia no ar, porque este mês e Outubro vai ser complicado por causa de uns deadlines universitários que tenho que cumprir, e de outros compromissos familiares 300km na direcção oposta..
Mas concordo que faz falta um refractorzito aí no grupo para completar a colecção de equipamento ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #81 em: Setembro 11, 2007, 11:46:53 am »
Caro Fil.
Citação de: "Fil"
Mas realmente estou a ponderar cravar o amigo dUbeni numa próxima vez para dividirmos custos de transporte daqui da zona de Lisboa aí mais para cima.. Ele ainda não sabe disto, espero que não leve a mal estes pensamentos meus  De qualquer maneira, isto é só ideia no ar
Acho uma excelente ideia, na realidade já tinha pensado que estas deslocações saíriam muito mais em conta se se puder partilhar as despesas de deslocação, ainda por cima eu não tenho carro e desta vez aluguei um por um preço aceitável, mesmo assim somando tudo dá uma despesa razoável (200€), é para mim uma aventura pesada, mas valeu apena e nem olho para tráz.
Nem sempre poderei ir, mas oportunidades e disponibilidade não há-de faltar.
 :sunny:
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #81 em: Setembro 11, 2007, 11:46:53 am »