Autor Tópico: Halterolfilia...  (Lida 3230 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Halterolfilia...
« em: Julho 22, 2007, 02:58:12 pm »
No passado dia 19, pelas 23h50m locais, resolvi fazer um treino com halter...  :s
Apontei o meu C6 para a M27 e este foi o resultado.  8)  8)

Guia: PHD; SW70mm; Toucam
Imagem: C6-SGT; f/10; Canon 350D
10x120 seg a 800ISO
5 darks
Processamento: Nebulosity + CS2



Claro que são passos de aprendizagem, pelo que muito melhor se deve conseguir.
A maior dificuldade neste momento foi passar as imgens RAW para cor e processar tudo.
A pouco e pouco se vão dominando algumas técnicas essenciais, mas quero salientar que o objectivo não é substituir o Hubble, mas sim desfrutar deste hobby.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #1 em: Julho 22, 2007, 08:02:08 pm »
Outro processamento...

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Halterolfilia...
« Responder #1 em: Julho 22, 2007, 08:02:08 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #2 em: Julho 22, 2007, 11:03:47 pm »
Epá, à um bocado, quando nos encontramos, falaste que tinha melhorado, mas está mesmo espetacular! Este DSO merece mesmo a côr!
E gosto muito da tonalidade final. Um azul excelente  :D

Lembrei-me de uma coisa: podias experimentar fazer umas exposições extras, algumas a 90 segundos e outras a 150 segundos, por exemplo. Usavas as de 120 seg. como referência. As de 90seg para àreas mais brilhantes e a de 150 segundos para adicionar pormenores ténues. Não sei é que programa conjuga isto bem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #3 em: Julho 23, 2007, 04:16:56 am »
Está bónita a imagem!..
Agarro na ideia do Miguel, e sugiro por exemplo que vás buscar às exposições maiores o vermelho, já que a câmara não lhe é muito sensível..

Por falta de coincidência, não estou neste momento a fotografar a M27.. Mas estou na rua, a fotografar uma M31.. às 4 da manhã ela já vai altinha :) E aproveito para fazer publicidade ao céu algarvio, hoje que não há vento, está mais-ou-menos estável, e transparente como um cristal!.. Não sou perito em estimar a magnitude do céu, mas pelo menos mag 5 está.. Lá para o final da semana, depois de revelar o rolo mostro também :)

Mas voltando à tua foto, também gosto muito dela!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #4 em: Julho 23, 2007, 10:57:31 am »
Ontem dei uma olhada na foto. Com processamento de levels por canal de côr dá para puxar um pouco pelo vermelho, sem puxar muito ruído.
E se calhar seguindo o teu conselho, usando uma máscara apenas à volta de nebulosa, não afectamos muito o background.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #5 em: Julho 23, 2007, 01:48:45 pm »
Estive a ver as fotos no monitor do meu gabinete e à volta da nebulosa aparece um "halo" encarnaduxo...
Nos meus monitores TFT não vejo nada disso. Será falta de definição no meu gabinete ou vocês vêem também esse halo?

Vamos continuando as experiências, se Zeus permitir  :(|  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #6 em: Julho 23, 2007, 02:02:54 pm »
Citação de: "xumaxer"
Estive a ver as fotos no monitor do meu gabinete e à volta da nebulosa aparece um "halo" encarnaduxo...
Nos meus monitores TFT não vejo nada disso. Será falta de definição no meu gabinete ou vocês vêem também esse halo?

Vamos continuando as experiências, se Zeus permitir  :(|  :(|

Não vejo o halo vermelhor, mas ele está lá. Basta puxar um pouco pelo canal e salta à vista. Fizeste a calibração desse monitor?
Vou comprar um TFT para o observatório com um contraste de 700:1. Normalmente sou contra TFTs mas o espaço disponível a isso obriga. E é 700:1, o que comparado com os CRTs normais (400:1) deverá ser muito melhor. O problema é que podem ser falsos, ou seja, terem 700:1 do mais preto para o mais branco e nos tons intermédios ser uma não linearidade. Antes de o comprar vou fazer uma pesquisa para perceber a comparação de contrastes entre CRTs e TFT e depois digo qq coisa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #7 em: Julho 23, 2007, 08:32:59 pm »
Miguel, voltei à M27 e agora fiz uma máscara para o céu profundo, para remover o vermelho.
Acho que ficou melhor.



Que dizes?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #8 em: Julho 23, 2007, 08:50:20 pm »
Eu cá acho que está espectacular! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Halterolfilia...
« Responder #9 em: Julho 23, 2007, 08:56:55 pm »
Estao muito porreiras as fotos ;-)

Parabens!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Halterolfilia...
« Responder #10 em: Julho 23, 2007, 09:58:09 pm »
Muita boa amigo Xumaxer, muito boa. Estive a analisá-la, e parece-me que o canal vermelho ainda pode ser puxado um pouco mais. Eu fiz uma experiência na qual puxei o canal vermelho mais um pouco para que a zona mais clara ficasse saturada ao nível dos canais azul e verde, e depois mandei fazer uma calibração automática de cores, apontado para uma temperatura de cor na ordem dos 6500K. Ficou bem bonita tambem, com um vermelho mais reforçado na periferia como no interior da nebulosa e ganhou um pouco do famoso tom de cor "teal"... nem é verde nem azul... é vezul!  :D

P.S.: Usei o velhinho, excelente e tambem rápido e que ainda me deixa memória livre - PaintShop Pro 7!  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Halterolfilia...
« Responder #11 em: Julho 24, 2007, 12:16:57 am »
Muito melhor. A diferença parece subtil, mas vendo bem desapareceu aquele halo laranja-vermelho à volta das estrelas que lhes dava um ar de "queimado".
A idéia foi tua, falaste-me dela no domingo.

Aproveito ainda a deixa do Astrolupa. Realmente estive a ver e pode-se puxar um pouco pelo vermelho. Só mais uma coisa: hás de experimentar puxar pelo vermelho com a máscara que fizeste e depois com outra mais circular. Parece-me que existe nebulosidade nas partes estreitas do haltere que podem surgir se mexeres nos levels. Não sei é se estará ruidosa a mais.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Halterolfilia...
« Responder #11 em: Julho 24, 2007, 12:16:57 am »