Autor Tópico: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"  (Lida 3439 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« em: Junho 28, 2007, 08:56:55 pm »
Olá a todos, como o tópico indica, neste tópico vou colocando a minha aventura em substituir o focador de origem de cremalheira pelo crayford da orion...

Então assim começou...

Bem, depois de andar a briga por tentar focar a minha canon 400D no LXD 55, e após conversas com colegas aqui do forum, decidi-me por substituir o focador por um decente... e de baixo perfil.
Então assim foi, mandei vir um crayfor da Orion. Em relação á qualidade, a mim, parece-me bastante bom... é claro q nunca comparei com outro q custasse 2 ou 3 vezes mais...

Depois  de receber o dito cujo, comecei a desmontar o antigo e....


By vic_nunes, shot with N70-1 at 2007-06-28


By vic_nunes, shot with N70-1 at 2007-06-28


pimba, são diferentes a brava...

resultado... tive de decidir... ou fazia um buraco grande, ou apenas alargava o suficiente para o tubo correr livremente e fazia um adaptador...

Decidi-me pelo adaptador...


Shot with N70-1 at 2007-06-28

(continua...)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #1 em: Julho 02, 2007, 11:06:42 pm »
Ora, este fim de semana tive algum tempo disponivel e agarrei-me ás artes... e então decidi fazer o adaptador em cortiça, uma vez q é facil de trabalhar e serve perfeitamente para o fim...

By vic_nunes, shot with N70-1 at 2007-07-02

Ora este é o aspecto do adaptador com e sem o focador...










Amanhã estará montado no seu destino final... neste momento está a secar a tinta...


Assim que estiver terminado posto aqui a foto do aspecto final da montagem...

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #1 em: Julho 02, 2007, 11:06:42 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #2 em: Julho 02, 2007, 11:48:15 pm »
O meu SkyView Pro 8" EQ tbm tem esse focador :-D

Nao e um William Optics, mas e jeitosinho...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rjsc2001

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 127
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #3 em: Julho 03, 2007, 09:55:36 am »
Olá

Também comprei um focador desses, embora não seja um de 8" (não digo qual é porque senão riem-se à brava. Podemos considerar um investimento no futuro instrumento). Ainda não o instalei porque preciso de um adaptador, como esse de cortiça. E ao ver esta imagem, deu-me inspiração, já que estava a tentar fazer com madeira. Obrigado. No entanto gostaria de saber como fez a curvatura da cortiça? Sei que ela molda-se se fizermos força mas na imagem não me parece que o peso do focador seja suficiente para a fazer dobrar. Outra coisa, como é que fez aquele buraco no meio? à mão?

Obrigado

Ricardo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ricardo

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #4 em: Julho 04, 2007, 12:13:50 am »
Citação de: "rjsc2001"
Olá

Também comprei um focador desses, embora não seja um de 8" (não digo qual é porque senão riem-se à brava. Podemos considerar um investimento no futuro instrumento). Ainda não o instalei porque preciso de um adaptador, como esse de cortiça. E ao ver esta imagem, deu-me inspiração, já que estava a tentar fazer com madeira. Obrigado. No entanto gostaria de saber como fez a curvatura da cortiça? Sei que ela molda-se se fizermos força mas na imagem não me parece que o peso do focador seja suficiente para a fazer dobrar. Outra coisa, como é que fez aquele buraco no meio? à mão?

Obrigado

Ricardo

Olá Ricardo, então é assim, em primeiro lugar, também pensei fazer em madeira, uma vez q o meu pai é abilidoso e sabe trabalhar muito bem com madeira, mas depois veio-me á ideia a cortiça, q ainda é mais facil de trabalhar...

em relação á curvatura da cortiça, :s  pois, arranjei um pedaço de cortiça grande, por trabalhar, tipo retirado do sobreiro e ja está, que tivesse um bocado de curvatura, depois, foi desgastar, cortar, furar, lixar, e pintar... aliás, o pedaço de cortiça está numa das fotos do lado esquerdo, por tras do telescopio...

diga-se de passagem q demorei cerca de 5/6 horas de volta disto, de forma a ficar à maneira... Pois também nunca tinha feito nada do genero...

o esboço disto, foi feito na cabeça...  ;-)

Em relação ao buraco no meio... ha daquelas espécies de brocas para cortar madeira, usei uma dessas de 2" para fazer a abertura central, depois o outro circulo em volta foi feito com muita paciencia com um formão muito fininho, e uma navalha, por fim dei-lhe um toque com uma lixa + grossa para endireitar e uma fina para ficar porreiro...

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #5 em: Julho 04, 2007, 12:58:01 am »
Há malta com jeito para estas coisas!.. Parabéns, que está com bom aspecto!..
Como é que a cortiça se comporta quanto a humidades e deformações sob peso? Lembrei-me agora disto, porque imagino que possa haver dificuldades de colimação se o focador mexer com variações climatéricas ou de oculares.. Mas com tanta área de cortiça deve aguentar-se bem no que toca a aguentar com pesos.. Mas já agora, os 4 parafusos do focador ficam presos só na cortiça, ou a cortiça está furada até ao tubo, onde prenderão os parafusos?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #6 em: Julho 04, 2007, 01:25:54 am »
Como se trata de cortiça crua penso não vai haver mts problemas de deformação, p além de ser de facto mt grossa.
Deixo tb aqui os meus parabéns pela excelente solução encontrada. Esperemos q q o resultado em termos práticos vá de acordo com o exigido.
Não deixes de nos relatar todo o desenvolvimento deste processo até à hora H.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #7 em: Julho 04, 2007, 03:48:06 pm »
em relação á deformação da cortiça com a humidade... É assim, pintei aquilo com tinta, e da forma como está apertado contra o tubo, duvido q se va deformar, se tivesse aquilo banhado em agua... talvez... Em relação aos parafusos, pois, tive de encontrar outros com pelo menos o dobro da altura.
Aquilo até que nem é muito grande, tem 1 cm de altura... depois fiz um furo desde o focador ate ao tubo e meti uma porca na parde de dentro do tubo, de forma ao gajo ficar apertadinho... :P

Em relação ao restante processo, já está montado, agora so falta colimar as ópticas e o focador. tou a espera q um sr. faça um extensor de tubo para poder observar certos objectos, e tb está a fazer um "adaptador" para pegar com o anel T da canon. e como tal tem pra lá a parte de 2" do focador a ver se aquilo encaixa tudo.

A ver se hoje já está pronto

 Assim q tiver aquilo a funcar a 100% deixo aqui umas fotos.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #8 em: Julho 05, 2007, 02:44:31 pm »
vic-nunes, deixe-me ver se eu entendi: o adaptador só evita o alargamento do furo no tubo até ao degrau que está na cortiça, certo?

Agora vêm os meus temores, que espero não se confirmem: essa altura de cortiça (1 cm) pode vir a fazer falta no curso de focagem "para dentro", não é? Mas penso que o pior dos casos será em projecção ocular, em que a ocular usada retire curso de focagem... P.f. confirmem ou corrijam-me se estiver a dizer um grande disparate!
Além disso, alinhar o eixo do focador com o eixo óptico pode exigir apertar uns parafusos mais que outros, mas aí a cortiça ajuda, pois empurra o focador para fora do lado em que se desaperte o parafuso.

Estas são as dificuldades e benefícios que me vêm à cabeça agora, ao ver as fotos do excelente trabalho realizado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #9 em: Julho 05, 2007, 04:56:42 pm »
Citação de: "Rui Padrão"
vic-nunes, deixe-me ver se eu entendi: o adaptador só evita o alargamento do furo no tubo até ao degrau que está na cortiça, certo?

Agora vêm os meus temores, que espero não se confirmem: essa altura de cortiça (1 cm) pode vir a fazer falta no curso de focagem "para dentro", não é? Mas penso que o pior dos casos será em projecção ocular, em que a ocular usada retire curso de focagem... P.f. confirmem ou corrijam-me se estiver a dizer um grande disparate!
Além disso, alinhar o eixo do focador com o eixo óptico pode exigir apertar uns parafusos mais que outros, mas aí a cortiça ajuda, pois empurra o focador para fora do lado em que se desaperte o parafuso.

Estas são as dificuldades e benefícios que me vêm à cabeça agora, ao ver as fotos do excelente trabalho realizado.


Olá, então é assim, ja está montado e colimado... deu um bocado de trabalho a colimar, tive de puxar o secundário mais para fora, no primário pouco mexi...
mas já está...
em relação ao curso da focagem... o meu telescopio como tem um focal curta, 745mm, precisa é do curso do focador pra fora, alias so o focador por si não tem curso suficiente para conseguir atingir o foco com ocular. tive de fazer um extensor a partir do focador antigo, q ainda não experimentei, mas espero ser suficiente...

A razão porque comprei este focador de baixo perfil foi essa mesmo, uma vez que para conseguir atingir o foco com a 400 D, o focador tem de estar muito baixo, a volta dos 10/11cm a partir do tubo, com este adaptador de cortiça fica a 8/9 cm...

Por isso fica a maneira. hj vou ver se o extensor está pronto, é um torneiro q esta a tratar disso. Para ver se a colimação ficou a maneira... os 1ºs teste montram q sim.

a ver se logo posto a imagem do dito cujo ja pintado e finalizado.

Abraços e qualquer duvida que queiram colocar... estejam a vontade
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #10 em: Julho 05, 2007, 06:45:29 pm »
Citar
... deu um bocado de trabalho a colimar, tive de puxar o secundário mais para fora, no primário pouco mexi...

Ao puxar o secundário para fora não está a diminuir o curso do focador? Mas se diminuir na mesma distância de deslocação do espelho só diminui alguns milímetros, certo?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #11 em: Julho 05, 2007, 07:18:56 pm »
Olá. Puxaste o secundário mais para fora com que fim? E já agora, quando dizes para fora, é em que sentido? Para mais próximo do focador, ou no sentido de afasta-lo do primário?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #12 em: Julho 05, 2007, 11:34:57 pm »
Olá.... :P peço desculpa pelo mau português que aqui se armou .... :p

Para fora no sentido de afastá-lo do primário. O Telescópio permite isso, uma vez que em vez de aranha este tem um vidro de Schmidt e como tal, da para puxar mais uns milimetros ou menos uns milimetros, creio q o devo ter puxado para longe do primario cerca de 1,5/2 mm uma vez q tive de alargar o buraco para o tubo do focador correr livremente, o gajo ficou um cadito de lado.... mas...
Tenho novidades...
estive esta tarde a ajeitar o adaptador para o anel T da canon, de forma a caber no encaixe da ocular de 2", e tive a experimentar observar venus já com o tal extensor...
Ponto da situação....
1 Visual - IMPEC!!!! Excelente, uma colimação do caraças, com o extensor tem curso suficiente e ainda sobra....
2 Fotografico - Só poderei dizer algo no sabado... estive a pintar o adaptador, e amanhã vou tentar fazer a 1ª foto com o novo conjunto! :D

Como não levei a maquina e esqueci-me de tirar fotos com o telele... fica pra amanhã o prometido

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #13 em: Julho 06, 2007, 09:48:54 pm »
Ola a todos, como o prometido é devido aqui seguem diversas fotos com o resultado final da "obra prima"  8)


Aspecto final do Telescópio com os 2 Contrapesos e o focador novo com a cortiça pintada e com o extensor


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06

Close up do focador com o extensor


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06


Adaptador c/ o anel T da canon


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06


As 2 "novas peças" o extensor e o anel T com o adaptador


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06

Focador c/ o anel T


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06


A 1ª foto tirada em foco primario com o material todo.


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06


So não tirei com a maquina no telescópio, pq não levei o telemovel para tirar...

Agora so falta o cabo disparador, que deve chegar na proxima semana e depois, já têm a perna mais um gajo chato com tentativas de astrofotos ;-) ...

Final..... :D

Abraços e qualquer dúvida disponham
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Re: Montagem de Focador Crayford da Orion num LXD 55 SN 6"
« Responder #13 em: Julho 06, 2007, 09:48:54 pm »