Autor Tópico: Temporada de Júpiter  (Lida 2624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Temporada de Júpiter
« em: Junho 26, 2007, 07:25:17 pm »
Olá a todos,

ontem estive a apontar para o Rei dos Céus e consegui alguns avi's que deram as melhores fotos de Júpiter que já consegui.

Este é um stack de 500 frames de um avi de 1000.
Celestron C6-SGT
Toucam + IR
f/20
25 Jun 07 @23h42 UT
O processamento foi feito no IRIS e CS2.
Nota: O canal azul foi mexido para tentar esbater o efeito da baixa declinação do planeta e não ficou como queria.



Esta é outro processamento, sem curves e noise no Photoshop.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Temporada de Júpiter
« Responder #1 em: Junho 26, 2007, 09:31:09 pm »
Que rico Júpiter!.. apesar de estarem mais esbatidas as cores, gosto mais da segunda imagem.. :) Que bela mancha vermelha!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Temporada de Júpiter
« Responder #1 em: Junho 26, 2007, 09:31:09 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Temporada de Júpiter
« Responder #2 em: Junho 26, 2007, 11:06:31 pm »
Epá, já se vêem os resultados do curso! Excelente! Como é que estava a atmosfera?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Temporada de Júpiter
« Responder #3 em: Junho 26, 2007, 11:57:10 pm »
Citação de: "Fil"
Que rico Júpiter!.. apesar de estarem mais esbatidas as cores, gosto mais da segunda imagem.. :) Que bela mancha vermelha!..

Eu também não gosto muito de ver as fotos muito processadas... Tive sorte porque depois de ter deixado o telescópio a "aquecer", quando lá cheguei, lá esta a GRS  :D  :D
Obrigado Fil!


Citação de: "Miguel Lopes"
Epá, já se vêem os resultados do curso! Excelente! Como é que estava a atmosfera?
Não estava assim tão boa como isso. Muita humidade e uma neblina que fazia tremer a imagem. Mas parece-me que foi a melhor deste ano...
THX!  :geek:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Temporada de Júpiter
« Responder #4 em: Junho 27, 2007, 01:28:15 am »
Citação de: "xumaxer"
Citação de: "Miguel Lopes"
Epá, já se vêem os resultados do curso! Excelente! Como é que estava a atmosfera?
Não estava assim tão boa como isso. Muita humidade e uma neblina que fazia tremer a imagem. Mas parece-me que foi a melhor deste ano...
THX!  :geek:
Talvez tenha sido por aí pq cá p cima acho q a melhor noite foi na passada 6ª feira. Tive uma visão de Júpiter como nunca. Talvez por culpa da nova ocular (Burgess/TMB 5mm) mas o q é certo é q mm com as oculares q já tenho há mt, os detalhes visiveis eram soberbos. A GMV, a sombra de Io, a banda maior com a sua ondulação perfeitamente notória, as 2 bandas mais estreitas, logo abaixo de GMV, a larga faixa clara q engloba a GMV ... enfim, foi um autêntico orgasmo planetário :-D
Uma noite em q foi possivel chegar aos 240x neste planeta sem perder qq detalhe. Pena q Saturno já se tinha despedido do firmamento... ia levar com 480x em cima :twisted:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Temporada de Júpiter
« Responder #5 em: Junho 27, 2007, 10:10:32 am »
Eu também pude apontar o bicho ao "deus dos deuses" na segunda-feira, dia 25. Apesar de estarmos em pleno quarto-crescente, a observação de Júpiter foi muito satisfatória.

A 150x no meu pequeno newton de 130/900 notava-se perfeitamente as faixas mais escuras de nuvens e talvez mesmo alguma ondulação dessas faixas. Notava-se também que a faixa do hemisfério norte é muito mais escura que a faixa do hemisfério sul. No entanto as minhas tentativas para ver qualquer coisa semelhante ao GRS foram infrutíferas.

Por isso passei a 225x. A atmosfera não estava má de todo, se considerarmos que o meu local de observação é junto à costa, perto de um nó da A29 (muita poluição luminosa e atmosférica), num terraço do quarto andar, com todo o telhado do prédio a emitir calor na linha de visão de Júpiter... Talvez por isso não consegui obter mais detalhes da superfície do planeta. De salientar que a esta amplificação qualquer toque na frágil montagem EQ2 põe Jupiter aos saltos dentro da ocular, quase saindo do FOV!! Graças ao motor de AR que adquiri na Galáctica em Maio, pude mantê-lo na ocular sem tocar em nada (aconselho vivamente para este tipo de "montagens")

Não consegui apanhar a GRS, mas de qualquer modo gostei bastante da observação.

Antes disso, e enquanto esperava que Júpiter subisse um pouco mais na eclípitca, dediquei o tempo a observar Vénus e Saturno, este último já muito próximo do horizonte. Mesmo assim deu para ver bem o hemisfério sul sob o anel, mas não a divisão de Cassini...
Lembro que no próximo dia 30 estes 2 planetas vão estar separados por pouco mais de 1º! Preparem essas webcams!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Temporada de Júpiter
« Responder #6 em: Junho 27, 2007, 11:42:16 am »
Pois e...vai ser demais :-D

Tenho e de colimar o meu SkyView Pro 8" EQ, como deve ser e preparar-me para o evento ;-)

Clear Skies
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Temporada de Júpiter
« Responder #7 em: Julho 06, 2007, 11:47:54 am »
Aqui fica um novo registo de Júpiter.
As noites têm estado limpas mas por aqui continua húmido e ventoso...
Não é desculpa mas ajuda...

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Temporada de Júpiter
« Responder #8 em: Julho 06, 2007, 12:33:51 pm »
Estive a observarJupiter ontem à noite e realmente este planeta está mesmo estranho este ano. a banda equatorial sul praticamente não se vê enquanto que a banda norte, ontem me deu sensação de variar de espessura, passando de uma zona mais fina, para outra mais larga cheia de detalhes. Apesar da instabilidade atmosférica que tenho assistido nas ultimas noites, ainda deu para ver bastantes detalhes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Temporada de Júpiter
« Responder #8 em: Julho 06, 2007, 12:33:51 pm »