Autor Tópico: poluição luminosa  (Lida 2917 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Anonymous

  • Visitante
poluição luminosa
« em: Junho 08, 2007, 07:09:03 pm »
o meu nome é nuno ramos sou um estudante de realização e vou gravar um talkshow na ETIC , o assunto a discutir é a poluição luminosa dos grandes centros urbanos e que medidas se podem começar a tomar para tornar a iluminação publica mais eficiente e menos poluente, o objectivo do debate é sensabilizar o publico para esta questão, e gostava de ter um convidado " advogado do céu noturno" que se sinta bem á frente das cameras.
quem estiver interessado no assunto por favor contacte-me
muito obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: poluição luminosa
« Responder #1 em: Junho 11, 2007, 11:39:25 am »
Viva, para este tipo de coisas talvez tenhas mais resultados se perguntares numa das mailinglists de astronomia em vez de num forum.. Podes também experimentar um dos contactos da APAA, se quiseres ter uma discussão mais séria e fundamentada no que filmares.
Boa sorte, e se o resultado vier a ser divulgado algures, depois avisa a malta! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: poluição luminosa
« Responder #1 em: Junho 11, 2007, 11:39:25 am »

Anonymous

  • Visitante
Re: poluição luminosa
« Responder #2 em: Abril 15, 2008, 08:23:55 pm »
alguem pode-me imformar sobre a polução luminosa ,gostava de saber se a uma lei  que obrigua os presidentes de freguesias  e a EDP a alterar os candieiros antigos por autros mais modernos que faça o mesmo trabalho sem estraguar o ceu.
A maior deles elumina mais o espaço  ,  que os caminhos.
no meu caso a tres candieiros antigos virados para o ceu e para o meu jardin ,e um moderno virado para o caminho posso le diser que não a" fotografia entre eles "o moderno não me estroba para observar o universo  os raios estaõ consentrados para o caminho  mais os outros e o contrario estaõ praticamente apontados para o ceu,e o interior do meu quintal.
Se a uma lei que protege o ceu nocturno ca em Portugal era bem vinda ,se não existe vai ter de existir !
Não se pode continuar mais,qualquer dia so se podera fazer astonomia na lua !
A maior parte dos pais europeus ja tem leis que protegem o ceu dos seus cidadaõs ,si se  continua por este caminho d aqui  a 10 anos ja não se podera observar nada ca em portugal.
Que  bonito  vai ser de explicar os mais novos que antigamente  podia ver  milhares de pequenos pontos luminosos "estrelas ,constelações ,planetas,cometas  "e o mais importante um ceu escuro "preto" no final  disto tudo,          dia a dia vamos para uma escuridaõ total . acho eu!
 
 PS:  Se naõ ha leis para nos protegir desta cegueira mondial vou ter de apagar eu mesmo essas lanternas da idade da pedra
que estaõ perto da minha casa,depois de certesa que havera umas mais modernas e mais amorosas  do amdiente nocturno.
carlos viana.
« Última modificação: Abril 16, 2008, 10:22:12 am por Anonymous »

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: poluição luminosa
« Responder #3 em: Abril 15, 2008, 09:35:44 pm »
Bem, se há leis ou não não faço ideia, mas que existe um exagero de iluminação em Portugal há, ainda há bem pouco tempo passei uns dias na Alemanha numa zona parecida com o nosso país em termos de densidade populacional (Marienfield) e, fiquei surpreso com o tipo de iluminação que tem, nas ruas, candeiros fracos aí de 500 em 500 metros, e nas zonas residenciais ZERO candeeiros - escuridão total. Acho que também neste aspecto deveriamos seguir o exemplo de países mais desenvolvidos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Anonymous

  • Visitante
Re: poluição luminosa
« Responder #4 em: Abril 16, 2008, 01:39:40 pm »
Sr Telio fico muito triste em constatar que não estou  infelizamente o uniquo ca em portugal a dar por isto ,mais uma coisa e certa ,vai ser preciso alterare as mentalidades
Nos tempos de fazer economias em tudo! era bom commençar por coisa simples commo a de popar energia nas vias publicas,
1. eliminar os candieiros antiguos muito comsumidores de energia por autros de baixo custo energico que elumine os caminhos e não o ceu.
2.Não iluminare caminhos de freguesias depois de uma certa hora da noite ,no meu caso depois da meia-noite ate as cinco  da manha não a alma que viva,e isto todos os dias da semana.
3.eliminare os candieiros não necesario,exemplo flagrante perto da minha casa no caminho em 100 metros a cinco candieiros um para cada casa e absurdo!os "pic-poket" estão mais a vontade para observar o interiore dos jardins e proceder a uma entrução com menos riscos para eles!
A minha comclução e que e preciso poca coisa par ce obter um ceu como ce via antigamente! "mais o menos 15 anos"
eu vo tratar de saber mais sobre leis a nivel europeio,que posa estar ao nos favor ,deve de certeza existire alguma coisita sobre directo a ter um ceu sem polução luminosa exagerada!.
carlos viana
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline napolit

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: poluição luminosa
« Responder #5 em: Dezembro 14, 2008, 12:34:46 pm »
Olá! Gostava de fazer-vos uma pergunta.

Encontrei este mapa que em teoria é sobre a poluiçao luminosa, mas desconheço como é que se medeu:

http://avex.org.free.fr/cartes-pl/espagne/index.html

E fiquei surpreendido com a alta poluiçao luminosa que há no noroeste de Portugal, por Bragança. Acho que o mapa nao deve estar muito bem,, nao é?.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline salprata

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 61
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://salprata.blogspot.com/
Re: poluição luminosa
« Responder #6 em: Dezembro 14, 2008, 01:14:04 pm »
Nas ilha das Flores - Açores, depois das 00h00, desligam as luzes da rua... (não sei se ainda é assim)
Ruas escuras na cidade, acho que o resto da população caia-nos em cima..

Nas bandas da Venda do Pinheiro, Lousa, Bucelas, existe uns picos de 400m e tal metros em que o horizonte é fantástico, noutro dia cheguei estar num deles, por volta das 18h00 e olho nu, Vénus e Júpiter pareciam estar muito mais perto.
Acho que nos arredores das grandes cidades, deve existir uns nichos com um bom céu... ando com alguma vontade de investigar  
 :-D

Os meus pais tem uma casa com um terraço, no campo, com um céu muito razoável, mas tenho um candeeiro à porta que estraga tudo, se eu pedisse à câmara para o desligar, enquanto lá tivesse, aquele caminho só serve duas casas e só existe 2 candeeiros, um em cada casa, o resto é a vizinha de cima que tem a mania de ligar a luz da rua, mas isso é fácil de resolver…
 :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: poluição luminosa
« Responder #7 em: Dezembro 14, 2008, 08:08:33 pm »
Um pressão de ar resolve muitos problemas  :wink:  :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline salprata

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 61
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://salprata.blogspot.com/
Re: poluição luminosa
« Responder #8 em: Dezembro 14, 2008, 09:53:42 pm »
Citação de: "Keyser"
Um pressão de ar resolve muitos problemas  :wink:  :mrgreen:

e é preciso pontaria

 :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: poluição luminosa
« Responder #9 em: Junho 28, 2009, 09:07:40 pm »
Citação de: "nuno ramos"
o meu nome é nuno ramos sou um estudante de realização e vou gravar um talkshow na ETIC , o assunto a discutir é a poluição luminosa dos grandes centros urbanos e que medidas se podem começar a tomar para tornar a iluminação publica mais eficiente e menos poluente, o objectivo do debate é sensabilizar o publico para esta questão, e gostava de ter um convidado " advogado do céu noturno" que se sinta bem á frente das cameras.
quem estiver interessado no assunto por favor contacte-me
muito obrigado

Caro Nuno Ramos
Entretanto já fez o documentário/talkshow ou ainda está a trabalhar nele?.
Podo adiantar-lhe alguma informação.
Aguardo o seu contacto para aqui, ou em mensagem PVT.
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Re: poluição luminosa
« Responder #9 em: Junho 28, 2009, 09:07:40 pm »