Autor Tópico: Pequeno buraco de meteorito descoberto num módulo da ISS  (Lida 1309 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Pequeno buraco de meteorito descoberto num módulo da ISS
« em: Junho 08, 2007, 10:35:58 am »
Um pequeno buraco deixado pelo impacto de um mini-meteorito foi descoberto na superfície da Estação Espacial Internacional (ISS) mas não ameaça a segurança dos três astronautas que se encontram a bordo da Estação, informou hoje um representante russo.



Por ocasião das suas ultimas saídas para o espaço, os cosmonautas russos Fiodor Iourtchikhine e Oleg Kotov deram conta da presença de um buraco com o diâmetro de “uma bala” no aparelho de alimentação, situado na superfície do módulo russo ‘Zaria’ da ISS, declarou um representante das autoridades espaciais russas, Vladimir Soloviev.

A hermeticidade da ISS não foi afectada, afirmou.

Buracos de mini-meteoritos foram já observados nos painéis solares da estação mas esta é a primeira vez que se descobre um no módulo da estação.

Fotografias tiradas pelos cosmonautas russos deverão ser enviadas para Terra, para que sejam efectuadas análises complementares.

Os russos Iourtchikhine e Kotov efectuaram no final de Maio uma saída de seis horas para o espaço para instalar painéis de protecção contra os detritos flutuantes, sob a vigilância da terceira actual ocupante da ISS, a americana Sunita Williams, que ficou no interior da estação.

Os 17 painéis protectores, em alumínio, pesam nove quilogramas cada um e medem 61 centímetros por 91, para uma espessura de 2,5 centímetros.

Os detritos que flutuam no espaço, de origem humana (pedaços de vaivéns e de satélites), e de origem natural (fragmentos planetários) apresentam um elevado risco para a ISS, caso ocorra um impacto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Pequeno buraco de meteorito descoberto num módulo da ISS
« em: Junho 08, 2007, 10:35:58 am »