Autor Tópico: Official SkyShed POD Dealer  (Lida 2663 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Official SkyShed POD Dealer
« em: Maio 30, 2007, 07:42:24 pm »
Olá a todos,

vimos por este meio informar que a Galáctica está prestes a afirmar acordo por forma a tornar-se "Official SkyShed POD Dealer".
POD de Personal Observatory Dome, é um excelente produto que já está a ter uma popularidade elevada nos E.U.A.



Brevemente teremos mais novidades. Ainda não temos preços finais.
Poderão saber mais sobre este produto em:
http://www.skyshedpod.com/
http://www.andysshotglass.com/introduction.html

Se alguém estiver muito interessado neste produto, poderá requerer já um "slot" de reserva para a primeira encomenda que iremos efectuar. O numero de unidades é muito pequeno por encomenda e o tempo de espera poderá ser alargado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #1 em: Maio 30, 2007, 09:07:04 pm »
Excelente observatório mas... muito caro!  :-(  :-(  :-(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #1 em: Maio 30, 2007, 09:07:04 pm »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #2 em: Maio 30, 2007, 09:16:24 pm »
Citação de: "xumaxer"
Excelente observatório mas... muito caro!  :-(  :-(  :-(

 :D muito caro em comparação com que? É que em comparação com qualquer outro observatório é muito, mas muito mais barato.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #3 em: Maio 30, 2007, 09:20:49 pm »
Muito caro? Não acho. O preço que se costuma ver é da ordem dos 10.000€.
Pena que já tenho o meu a meio caminho...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #4 em: Maio 30, 2007, 10:37:57 pm »
hmmm, eu interessado a ponto de encomendar já uma não estou.. Mas lá curioso, estou muito!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #5 em: Maio 31, 2007, 12:00:53 am »
Olá,

engraçado, pois ainda há dias vi essa review no andysshotglass e fiquei com uma excelente impressão... é só mesmo esperar pelo preço! pois pelos visto lá não é caro...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #6 em: Maio 31, 2007, 12:07:51 am »
Bom quem quiser saber mais: http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/0/Number/922693/Main/921370

Aqui é possível saber que o preço nos USA rondará os 1000$ e que também vão ser construídos na Europa! O que ajuda no preço...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #7 em: Maio 31, 2007, 10:16:15 am »
Pois, eles na página têm 1400 USD para a variante sem mariquices de cores a piscar à noite ( ;D ) mas depois falam em preços de entrega das encomendas que variam entre 500 e 1000 USD. A ideia que eu tenho é que 1 USD é aproximadamente igual a 1 EUR (com mais o IVA e outras taxas incluídas).
O que me assusta é pensar que a mais cara das formas de envio nacional dentro dos EUA deveria ser mais barata que um envio internacional. Não gostava que o envio rondasse os 33% a 66% do preço do produto. E se alguma vez custar mais que 20% do produto, é bom que haja boa justificação para isso.
Mas também, a coisa mais pesada que eu alguma vez comprei do estrangeiro pesava uns 35 a 40 Kg, (que é 1/4 do peso do observatório volumoso) mas fui eu buscá-la! Comprei uma caixa de propósito para o transporte e para arrumação futura, que mesmo assim custou quase o mesmo que a viagem e estadia de uma noite no Sul de Espanha.. Não saiu barato do ponto de vista do "envio", mas teve os bónus da caixa servir também para arrumação e do agradável passeio altero-turístico em companhia de dois amigos!

Agora se eles fabricarem daquilo cá, mesmo que só em branco, isso torna tudo mais interessante.

Além do preço, eu ainda tenho umas dúvidas cépticas quando ao comportamento ao Sol (a famosa radiação Ultra-Violeta costuma secar os plásticos e torna-los quebradiços).. Outra dúvida é que temperatura pode chegar a fazer no interior num dia de Verão Quente Algarvio?
Ao fim ao cabo, quanto tempo se espera que o observatório dure sem cuidados especiais? (ou de quantos em quantos anos é que eu tenho que comprar um novo?) Pelo aspecto nas fotografias, tem ar de durar pelo menos 3 anos nas minhas mãos, mas...
É feito em "high density plastic"... Na marinha Grande há aí muita e muito boa indústria de moldes de injecção e outros! Não sei se eles não poderiam até estar em condições de fabricar os observatórios.. Ficava muito mais em conta no preço do transporte, e ajudava-se a indústria Nacional :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #8 em: Maio 31, 2007, 12:09:59 pm »
Ola Fil !
Nem estás a ver quanto é que podia custar os moldes para fabricar um "bicho" destes ?
Largas centenas de milhares de euros !! :-(
 
Era um investimento muito grande para um mercado muito pequeno.
Mesmo que se conseguisse ca fazer alguma coisa , acontecia como aconteceu com as T-shirts :

Tudo muito bonito mas.....  são poucos os que se "chegam á frente"

Um Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #9 em: Maio 31, 2007, 12:17:37 pm »
Aqui na empresa já tivemos de fazer moldes para umas caixas de 15cmx15cm para um produto de hardware. O desenho e fabrico de 300 unidades ficou por 5.000€. Cada caixa ficou barata, mas os moldes...
Mas já que se falou em fazer por medida, será que uma construção em cubo, com a parte superior rotativa, feita com materiais existentes, ficaria barato? É um design muito usado em observatórios profissionais, é bem mais fácil do que construir uma cúpula.
Armação em metal, coberto com contraplacado marítimo e revestido a tela impermeável, queimada a maçarico, por exemplo.

Por acaso é essa a queixa que tenho da indústria nacional de moldes. O desenho técnico e construção do molde é caro e leeeeeeeento. Fica mais barato mandar fazer lá fora o molde e depois produzir em série aqui.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #10 em: Maio 31, 2007, 03:26:16 pm »
Pois, o molde em si é caro é.. Basicamente é um naco cúbico de aço que é cortado e maquinado de forma altamente complicada, com os mais variados buracos e cavidades e canais para injecção, arrefecimento, extractores da peça, inserção de peças moveis.. É uma dor de cabeça é.. E depois um molde só dura umas tantas quantidades.. Entusiasmei-me com a beleza mecânica da coisa, e não pensei se faria sentido economicamente..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #11 em: Junho 01, 2007, 02:44:33 pm »
Bom, a mim parece-me muito dinheiro  :?
Eu já tinha visto o site há uns tempos (acho que estava anunicado numa S&T qualquer) e os preços eram como diz o  Fil
USD 1400 + USD 1000 = USD 2400. Se pusermos mais taxas portuguesas upa, upa!
Não digo que comparado a outros observatórios seja uma boa compra, mas agora que falam na durabilidade (por estar exposto ao Sol), pergunto eu também o seguinte:
- quando aberta, a cúpula fica sempre aberta a 180º do diâmentro do observatório, i.e., a PL entra pela cúpula a dentro, ou estou enganado?

É que no meu caso, como tenho as luzes da cidade a Sul, ao abrir a cúpula, só não teria PL lá dentro se apontasse a Norte...
Será que não seria mais fácil, fazer a abertura como nos observatórios de cúpula normal, com duas portas que percorrem a cúpula desde o zénite ao horizonte, em dua ou uma pequena porta? Claro que se calhar ficava ainda mais caro...

Mas isto sou eu a falar, que pouco ou nada percebo de estruturas e afins....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #12 em: Junho 01, 2007, 10:17:09 pm »
Em termos de poluição luminosa não estou muito preocupado com isso (no meu caso). Aquilo que uma cúpula tapar pouco mais deve ser que o que um pára-sol, ou um dewshield deve tapar. A prórpia parede do observatório tem 1,20 m que pode já dar alguma ajuda..
Para mim as funções mais importantes da cúpula/observatório seriam a de bloquear vento, e manter o equipamento a salvo de calores diurnos ou mau tempo, sem obrigar a desmontar a tralha toda.

Pelo que consegui explorar de vídeos e imagens, a cúpula abre tipo "boca de sapo" com 180 graus de largura :) e não há posições intermédias entre o aberto (90 graus para cima) e o fechado (mas podem desenrascar-se com um cordel ou outro add-on ATM ;) ).
A parte mais chata desta cúpula acho que seja o facto que o zénite-mesmo-zénite fica inacessível, mas isto contorna-se não tendo o telescópio exactamente no centro do observatório.. Pode requerer algum planeamento antes de montar as coisas, ou precisar de se mudar as coisas de posição quando for necessário o telescópio fazer certos percursos específicos problemáticos.


Entretanto eles adicionaram na página um manual em vídeo de montagem daquilo..  Tem 3 partes, mas a segunda está a repetir a primeira, por engano..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Official SkyShed POD Dealer
« Responder #12 em: Junho 01, 2007, 10:17:09 pm »