Autor Tópico: 50 anos do lançamento do Sputnik  (Lida 1515 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline NMS

  • Mensagens: 39
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
50 anos do lançamento do Sputnik
« em: Maio 25, 2007, 09:53:15 am »
Este ano comemora-se o 50º aniversário do lançamento do Sputnik.



No dia 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou de Baikonur, a bordo de um foguete R-7, o primeiro satélite artificial do mundo: o Sputnik 1. Ele era capaz de transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador. O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair.

[youtube:a4e81]_J4IbHZhhh4[/youtube:a4e81]

Encontrei um artigo na internet e acho que vale a pena ler, compara Bush a Eisenhower.

Eisenhower tentou subestimar a importância do lançamento do Sputnik I pela antiga União Soviética, em 1957. Bush – que não é nenhum Eisenhower – pretendeu subestimar a questão ambiental e parece que está se dando mal

Derrick Z. Jackson escreve para “The Boston Globe”:

Cinco dias depois dos soviéticos colocarem o primeiro satélite em órbita da Terra, em 4 de outubro de 1957, o então presidente Eisenhower, dos EUA, fez pouco do fato, dizendo se tratar de "uma pequena bola no ar" que "não aumenta minha preocupação, nem uma iota".

Ele disse que "o simples fato desta coisa orbitar não envolve nenhuma nova descoberta para a ciência".

Seus altos oficiais militares minimizaram esta humilhação na Guerra Fria chamando o Sputnik de "pedaço inútil de ferro" e uma "bugiganga idiota no céu".

Seis dias depois daquela coletiva de imprensa, um Eisenhower muito diferente estava trabalhando secretamente. Ele reuniu as maiores autoridades científicas do país, incluindo o presidente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, James Killian, e o fundador da Polaroid, Edwin Land.

Segundo memorandos confidenciais já liberados daquela reunião, escritos pelo secretário de gabinete de Eisenhower, o general Andrew Goodpaster do Exército, Land falou "com grande eloqüência sobre o grande problema diante de nós. Ele disse que o país precisava muito da ciência. Mas ele sentia que a ciência, para fornecer isto, precisava ainda mais do presidente".

Goodpaster escreveu que Land perguntou se "há alguma forma do presidente inspirar o país - lançando particularmente nossa juventude em toda uma variedade de aventuras científicas. Se ele fosse capaz de fazer isto, haveria retornos tremendos. No momento, os cientistas se sentem isolados e sozinhos".

Eisenhower, segundo a narrativa de Goodpaster, respondeu que ele "gostaria de criar um espírito - uma atitude em relação à ciência semelhante àquela nutrida em relação a vários esportes em sua juventude - uma atitude que no momento lhe parecia ter empalidecido um pouco".

Eisenhower tornou Killian o primeiro assessor científico do presidente. Killian guiou Eisenhower na criação da Nasa (a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) e em uma enorme expansão da Fundação Nacional de Ciência.

A atitude em relação à ciência na atual Casa Branca regrediu ao estado mais apático desde Eisenhower. Os cientistas se sentem tão isolados que mal ficou registrado que Bush disse que enfrentaria "o sério desafio da mudança climática global" em seu discurso do Estado da União.

Um motivo é óbvio. Bush respondeu à mudança climática com uma mudança estúpida na ciência climática. Eisenhower respondeu ao satélite soviético com a Nasa. Sob Bush, os satélites da Nasa estão se transformando em pedaços inúteis de ferro.

"Desde 2000, a coisa despencou de um penhasco", disse Berrien Moore, co-presidente da comissão da Academia Nacional de Ciências para estudo da Terra do espaço e diretor do Instituto para o Estudo da Terra, Oceanos e Espaço da Universidade de New Hampshire.

Moore disse que o governo Bush criou uma "tempestade perfeita" com o "colapso do orçamento de ciência da Terra, uma queda de 30% na Nasa" e o desenvolvimento inepto do sistema de satélite ambiental de órbita polar pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e pelo Pentágono.

O sistema está três anos atrasado e já estourou em US$ 3 bilhões o orçamento, e muitos instrumentos de detecção do clima foram descartados para cortar custos.

"Eles simplesmente descarrilaram o trem", disse Moore.

"Os efeitos estão prestes a se tornar bem aparentes. Os ativos que temos para coisas como medição de gelo e geleiras estão ficando velhos, com muito pouco previsto para substituí-los. Nós estamos comprando dados da Índia e dos franceses."

Moore disse que o mínimo que o governo Bush poderia fazer é restaurar o orçamento de ciência da Terra aos níveis do governo Clinton.

Igualmente frustrante para ele é que mesmo enquanto a evidência se acumula de que os seres humanos estão causando o aquecimento global – o Painel Intergovernamental de Mudança Climática divulga novos dados nesta semana – não há proposta da Casa Branca para limitar as emissões de combustíveis fósseis.

Moore disse que é "quase irresponsável" os executivos-chefes das 10 maiores corporações terem pedido por um teto para as emissões de dióxido de carbono, mas Bush ainda não.

"Os executivos-chefes lhe deram abertura para mudança de curso em relação a Kyoto e o aquecimento global", disse Moore.

"A General Electric e a Duke Energy não são um grupo de cientistas tolos. Mas ele só fala em explorar mais petróleo no Ártico (...) sua declaração sobre aquecimento global foi quase um folheto de propaganda."

Isto não causa surpresa para um presidente que ignorou quase todo relatório sobre mudança climática como tolice. Bush nos disse que estava aguardando por "ciência sólida".

Eisenhower ouviu o som da ciência soviética – o bipe doSputnik – e preparou os EUA para um lançamento de foguete. Parece que Bush não entenderá a necessidade de ciência até que satélites mortos comecem a cair no gramado da Casa Branca.

Tradução: George El Khouri Andolfato
The Boston Globe, Uol.com/Mídia Global, 1º/2

Página original: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=44224

Saudações
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 50 anos do lançamento do Sputnik
« Responder #1 em: Maio 25, 2007, 11:18:26 am »
Bem... o que dizer...  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Re: 50 anos do lançamento do Sputnik
« Responder #1 em: Maio 25, 2007, 11:18:26 am »