Autor Tópico: Problema com binóculo  (Lida 10200 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Problema com binóculo
« em: Maio 07, 2007, 01:28:29 am »
Comprei uns binóculos em 2a mão mas estou com um problema: quando aponto para uma estrela vejo 2  :x  Isto foi antes de jantar, portanto esqueçam as piadinhas do sagrado éter  :D
Acho que estou a ver 2 estrelas porque tenho os olhos muito afastados um do outro e por mais que "abra" o binóculo, não chega  :(
Será disso? O binóculo é bom, a vista por cada monóculo é boa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 07, 2007, 10:00:45 am »
Vvia,
deduzo que se espreitares com um olho de cada vez vejas uma só estrela, certo? Se for esse o caso, parece-me que o ver duas estrelas é de os olhos estarem a querer ver em direcções não alinhadas com o sistema óptico. Quem diz isto, também diz o contrário (sistema óptico não alinhado com as direcções dos olhos).
Portanto "acho" que pode ser o que dizes sim. Experimenta a fazer uma coisa: descobrir qual das estrelas é vista por que olho.
Se a estrela do olho esquerdo for a da direita, é o que dizes. se a estrela do olho esquerdo for a esquerda é o olho que está a focar para mais perto, (logo as direcções dos dois olhos convergem, e estando os binóculos paralelos parece que as estrelas ficam mais do lado "de fora" do binóculo). Neste segundo caso será uma questão de focagem..

Mas deves ter razão, penso!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 07, 2007, 10:00:45 am »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 07, 2007, 11:13:31 am »
Cá pra mim os binóculos estão descolimados.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 07, 2007, 11:43:41 am »
Cá pra mim, o amigo deve vender esses e arranjar uns mais adaptados à sua estrutura facial.  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 07, 2007, 11:49:26 am »
Fil, obrigado pela dica. Vou verificar isso hoje à noite. A imagem vista de cada monóculo é impecável. Não é problema de focagem nem de dioptria, até porque tenho zero.

Quanto à minha estrutura facial, não sou nenhum tubarão martelo com um olho para cada lado mas tenho a cara muito larga e normalmente tenho dificuldade em encontrar óculos de sol que se adaptem. Mas nos catálogos de binóculos não vem referida a distância máxima e mínima entre oculares.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 07, 2007, 04:32:00 pm »
Acabei de medir a distância entre centro de pupilas: 76mm
Sou oficialmente anormal  :shock:

O binóculo permite regulação entre 60 e 70 mm, portanto aí está o problema...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 07, 2007, 05:51:02 pm »
Bolas!.. Andaste a assoprar balões quando eras pequeno? :shock: :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 08, 2007, 02:28:15 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Acabei de medir a distância entre centro de pupilas: 76mm
Sou oficialmente anormal  :shock:

O binóculo permite regulação entre 60 e 70 mm, portanto aí está o problema...


Caro Miguel

76 mm de distância interpupilar parece-me mesmo muito.  Mediu bem? Os oculistas têm um aparelho específico para medir a distância interpupilar. Pode lá ir, e eles medem com rigor e não paga nada.
Proponho um teste complementar. Peça a outra pessoa, de preferência  alguém já habituado a usar binóculos e que tenha uma distância interpupilar menor do que a sua, que os experimente, para ver se também nota o problema que o Miguel refere.

NOTA suplementar: não fique aborrecido por ter essa grande distância interpupilar. Isso permite-lhe melhor visão 3D, porque a "base é maior", e a sua avaliação de distâncias e a percepção de profundidade também são melhores do que as das outras pessoas. Nem tudo são desvantagens...
Veja este link sobre distância interpupilar:
http://www.cl.cam.ac.uk/~nad10/pubs/EI5291A-05.pdf

Abraço
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 08, 2007, 05:46:44 pm »
Caro Guilherme, obrigado pelo link que enviou. Esse link diz que pode ir até 80mm, embora o normal seja entre 60 e 70mm.

Já pedi a outras pessoas e nenhuma notou esse problema. Foi curioso, porque uma das outras pessoas tinha uma distância entre pupilas de 59mm e mesmo com a abertura no mínimo tinha problemas.

Bem, eu não fiquei muito chateado porque tinha noção que se calhar vejo muito bem ao longe por causa disso. Falou na percepção 3D. E quanto a resolução?

Posso também dizer que tenho dificuldades na compra de óculos de sol, fico com parte dos olhos de fora. Só os tipo "mosca" é que tapam.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #9 em: Maio 08, 2007, 07:53:31 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Caro Guilherme, obrigado pelo link que enviou. Esse link diz que pode ir até 80mm, embora o normal seja entre 60 e 70mm.

Já pedi a outras pessoas e nenhuma notou esse problema. Foi curioso, porque uma das outras pessoas tinha uma distância entre pupilas de 59mm e mesmo com a abertura no mínimo tinha problemas.

Bem, eu não fiquei muito chateado porque tinha noção que se calhar vejo muito bem ao longe por causa disso. Falou na percepção 3D. E quanto a resolução?

Posso também dizer que tenho dificuldades na compra de óculos de sol, fico com parte dos olhos de fora. Só os tipo "mosca" é que tapam.

Oá, Miguel.
Em resolução não ganha nada, pois isso depende apenas das características de cada olho (boa óptica, retina com células mais finas--com cones mais finos-- e mais próximos entre si, etc) e isso não tem nada a ver com a distância interpupilar.
Mas a percepção de distâncias melhora quando os olhos estão mais longe um do outro. Ou seja o funcionamento do par de olhos como telémetro é mais eficaz quando os olhos estão mais longe um do outro.
Abraço
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Maio 08, 2007, 10:19:37 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 08, 2007, 09:04:37 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
E quanto a resolução?
Isso era só se a imagem se formasse num plano focal no cérebro e os olhos fossem só dois buracos (duas fendas de difracção).. Era para fazer interferometria humana :)

Outra hipótese de medição é com um espelho e uma caneta (ou usando um método de escrita menos permanente: um espelho embaciado e um dedo): encostar o nariz ao espelho, e com um olho fechado de cada vez sem mexer o nariz de sítio olhar para o reflexo do olho que está aberto e marcar no espelho onde se vê o centro do olho; Repetir para o outro olho; e no fim medir a distância entre os centros das marcas.. Não é muito precisa, mas com jeito ainda fica a menos de uns 2 mm do valor certo, se a cabeça não mexer de sítio. :)  Quem diz encostar o nariz ao espelho, também diz apoiar o queixo em algo fixo e afastado mais afastado do espelho, vai dar ao mesmo, é preciso é a cara estar paralela ao espelho.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Tarvos

  • Mensagens: 5
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problema com binóculo
« Responder #11 em: Junho 28, 2007, 12:48:04 am »
?? É muito simples: o teu binóculo está descolimado!! É possível regular por meio de pequenos parafusos que ficam em cima do corpo do aparelho e "para fora" do centro de cada uma das oculares... esses pequenos parafusos ajudam a ajustar os prismas do binóculo. Entretanto, esse ajuste é um pouco difícil e até mesmo vim parar aqui a procura de quem me auxiliasse com esse mesmo tipo de problema. Alguém conhece um modo bom e correto de COLIMAR BINÓCULOS?
Dá uma olhadinha neste site pois pode começar a te ajudar:

http://www.cloudynights.com/item.php?item_id=416

E o negócio é por aí!

No momento (21:07hs), encontro-me em:

6° 27' 43,84" S
37° 05' 52,99" W
elevação de 160m
28°C
Umidade do ar 37%
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problema com binóculo
« Responder #12 em: Junho 28, 2007, 09:57:01 am »
Obrigado pelo link. Pelos "sintomas", parece que tenho-o descolimado. Mas por outro lado não sei como a colimação vai alterar o facto de as minhas pupilas estarem muito mais afastadas do que o binóculo permite ajustar...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Problema com binóculo
« Responder #13 em: Junho 28, 2007, 12:28:12 pm »
Os meus binoculos tbm sofrem desse problema...mas desaparece se eu fizer o seguinte...quando estiveres a observar algo brilhante (a lua e perfeita) ve-se 2 luas (uma com menos resoluçao)...depois experimenta tapar o lado dos olhos que fica perto da ocular (poe as maos de maneira a que façam de para luz (tipo umas palas de burro...eh eh eh...e so um exemplo...nao e em sentido pejurativo!!!)

Comigo isso desaparece...penso que deve ser por causa dos binoculos nao terem camadas anti-reflexao suficientes ou qquer coisa parecida que causa as imagens fantasma...pode ser esse o problema principalmente quando ha fontes luminosas (msm q pequenas) nas costas do observador...

Experimenta...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Tarvos

  • Mensagens: 5
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Problema com binóculo
« Responder #14 em: Junho 28, 2007, 01:28:45 pm »
Tapar um dos olhos não pode ser a solução e sim um paliativo para se continuar a utilizar o aparelho mesmo ele estando defeituoso. Observar dois objetos ao mesmo tempo nada tem a vez com distância entre pupilas, caso fosse isso, apenas deixarias de enxergar de um dos lados e nada mais pois um dos teus olhos (provavelmente o não-dominante) ficaria fora do cone de formação de imagem. A solução é apenas a de COLIMAR O BINÓCULO, seja do modo como apontei pelo "link" ou de uma forma melhor e/ou mais simples. De repente, se for um bom equipamento, vale a pena perguntar a um profissional da área (como onde me encontro não disponho de quem me ajude, prefiri a solução de ir tentanto até que eu consiga).
Paciência e tentativas... assim aprenderemos coisas novas e poderemos ajudar aqueles que precisam.



No momento (09:27hs), encontro-me em:

6° 27' 43,84" S
37° 05' 52,99" W
elevação de 160m
30°C
Umidade do ar 52%
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Problema com binóculo
« Responder #14 em: Junho 28, 2007, 01:28:45 pm »