Autor Tópico: Descida de preços Vixen  (Lida 1784 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Descida de preços Vixen
« em: Maio 02, 2007, 12:01:16 pm »
Reparei que as montagens Vixen desceram de preço.... Nova estratégia deles ou mudaram-se para a china?
De qualquer modo a Sphinx SXD Deluxe está a um excelente preço para 22kg de carga. Metade de uma Losmandy GM11 por exemplo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 02, 2007, 12:10:21 pm »
Humm, essa informação dos 23kg deve estar errada.
Vi um post no cloudynights que dizia que o importador americano se enganou.
http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/0/Number/1522862/page/4/view/collapsed/sb/5/o/all/fpart/1

Esta é a página japonesa:

http://www.vixen.co.jp/at/sxd.htm
tradução:
SXD equatorial SX equatorial
On-board possibility
Weight 15kg
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 02, 2007, 12:10:21 pm »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 02, 2007, 02:13:15 pm »
Boas,

obrigado pela correcção, que já foi implementada.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 02, 2007, 03:58:35 pm »
Nesse mesmo post refere uma característica que já tinha lido sobre a Vixen: que eles são conservadores quando ao peso suportado. O que o importador americano terá feito foi colocar uma carga mais elevada e verificou que dava na mesma. Mas isso é como dizer que a CG5 aguenta o C11, como afirma a Celestron, porque a discrepância é muito elevada, 8kg de diferença.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 09, 2007, 01:53:02 am »
O importador americano continua a dizer 23kg na NEAF.
Talvez não fosse má ideia indicar que a Vixen nisto é conservadora e que provavelmente dará mais...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 09, 2007, 09:42:43 am »
Eu acredito plenamente que a Vixen seja conservadora, como qualquer bom construtor japonês. Mas não acredito que a capacidade de carga seja idêntica à Altux.

É certo que estou a julgar as coisas pela fotografia e pelas outras características, mas à luz de um certo conservadorismo, parece-me que a Sphynx SXD Deluxe não tem um peso muito convincente para levar 23 Kg de carga além dos contrapesos.

Isso tornaria a New Altux praticamente obsoleta!

Pronto, reparo que os contrapesos que trazem de origem são idênticos, um de 1,9 e outro de 3,7 Kg.  22 - 5,6 = 16,4 Kg.. será que os 23Kg incluem os contrapesos? Na noção de "capacidade de uma montagem" não costuma..

Ora bem, os boatos aparecem e mantêm-se porque costumam ser baseados em factos reais.. só que em factos reais noutros sítios..  Esta nova, parece ter motores DC, que costumam ser mais suaves, e com mais "estaleca" para puxar cargas grandes..  Será que a capacidade de 23Kg diz respeito aos motores? Isso é muito relativo, porque depende do comprimento do tubo..

A Sphynx SXD parece ser idêntica em tamanho à SXW. Tomei a liberdade de olhar para as fotos destas montagens vistas de lado no site da galáctica:


e de comparar o diâmetro caixa do eixo AR (o que tapa a ocular do buscador polar) com o encaixe standard da vixen. Uma imagem tem o dobro do tamanho da outra, logo o encaixe da dovetail vixen tem o dobro do tamanho, assim como o diâmetro do eixo de AR. Ou seja, as montagem parecem ser "iguaizinhas" em termos mecânicos exteriores, pelo que eu acho que o erro periódico não deve sofrer grande alteração para a versão SXW, com a agravante que agora vai ter "mais peso" em cima (aparentemente).

A Vixen vende telescópios em cima de montagens, e fui investigar quais esses telescópios! 23 Kg, desculpem-me, está mesmo a pedir um VMC260L! Ora e isso não vi! Um telescópio tão recente e bem defendido pela Vixen, acho que merecia um pedestal que aguentasse 23Kg.. (O VMC260L só pesa 15Kg, o resto do peso até aos 23Kg ocupava-se com câmaras, telescópios guia, monitor de TV para as horas mortas, qualquer coisa!.. :)
Em contra partida vi um refractor de 115 mm que ainda não tinha visto por aí..  Dá um preçozinho jeitoso de 6 dígitos em Yens, e tal.. Mas refractor APO de 115 F/8, costuma pesar uns 7~8 Kg no máximo.. e 8Kg F/8 em refractores, costuma ser comprido, e só aconselhável em montagens que aguentem 1,5x a 2x esse peso, ou mais..  Portanto uma montagem que aguente com 23Kg, ainda aguentava com um Vixen 140ED :) Bom, mas isto não justifica muita coisa..

Depois há que ver o tripé onde isto e mais os 23Kg têm que ser colocados (por especificação).. 23Kg + 6Kg de contrapesos + 7 Kg de montagem? 36Kg para astrofotografia em cima de um tripé igual aos outros? hmm..

Ou seja, A única coisa que me convence que a montagem deve suportar 23Kg, é o facto de trazer o mesmo número de contrapesos que a New Altux que suporta 1Kg menos que isso :P O resto, parece sugerir o peso de 15Kg que o João Clérigo refere, e que neste momento consta no site japonês da Vixen.


Bom, no que toca a ser conservador.. Depende.. Conservador para quê? Para observação visual? Sim, pode-se dizer que sim..  Para astro-fotografia? Bom, aí já é mais complicado de dizer mas talvez dê também..   Para astro-fotografia com uma leve brisa no ar ou dentro de um observatório?   Bom, 23Kg ao relento para astro-fotografia, não me parece. 23Kg dentro de um observatório para observação visual, é capaz de dar, mas duvido que a montagem tenha sido feita para isso..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 09, 2007, 09:42:43 am »