Autor Tópico: Upgrade e restauro da EQ6  (Lida 5071 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Upgrade e restauro da EQ6
« em: Abril 29, 2007, 02:24:46 am »
Olá a todos,

estou neste momento a meio do processo de upgrade e restauro da montagem EQ6 há muito previsto! Mas como não tinha tido tempo o projecto foi-se arrastado até agora... Aproveitei também pelo facto de o tempo andar mau...

Ora então o projecto consiste em lubrificar, verificar possíveis melhoramentos(substituição de rolamentos), e upgrade da Astromeccanica que consiste na subtituição de motores e placa electónica. Com isto vou obter várias funcionalidades(auto-guiagem, goto, etc) e vou corrigir erros mecanicos...  :D  :lol:

Desmontagem

Decidi desmonta-la para lubrificar melhor e para meu espanto fui dar com uma passa preta que mais parecia alcatrão!  :shock: Só quem já viu é que sabe do que estou a falar... quem não viu não consegue perceber do que falo...

Depois de desmontar tudo, lavei com gasolina e agora tenho as peças como novas! Comprei uma massa de Lítio numa loja de bicicletas, creio que é dos melhores lubrificantes(foi o que li por aqui e por ali...) e irei aplicar nos próximos dias...

Aqui ficam algumas fotos:








Neste momento debato-me com uma questão... Substituir os rolamentos? hum...  :? Eles parecem-me bem mas não sei... já vi malta que os substituiu...

Por agora é tudo...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 29, 2007, 03:05:55 am »
Falaste da massa de lítio? Eu só arranjei spray... É a mesma coisa?

Também estou a ganhar coragem para fazer o mesmo à minha CG5. Vamos ver  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 29, 2007, 03:05:55 am »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 29, 2007, 06:42:27 pm »
Olá,

Sim eu arranjei massa de lítio... não sei se é igual mas suponho que sejam parecidas...

Acho que vale a pena fazer estas lubrificações pois os lubrificantes de origem costumam ser maus...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 29, 2007, 11:37:52 pm »
Olá Roger.

A minha sugestão é: Não mexas nos rolamentos. Verifica só se estão em bom estado e se as zonas onde os cilindros rolam estão bem limpas e sem sinal de desgaste. Lubrifica tudo com massa para rolamentos (não sei se a de lítio também se pode aplicar aqui) e pronto. A maior fonte do erro periodico é o conjunto sem-fim/respectiva roda dentada. Certifica-te que ficam bem limpas e lubrificadas e muito importante é o ajuste entre elas. Não as apertes demasiado, mas também não as deixes de maneira que ao moveres o eixo à mão consigas ver um grande movimento da roda dentada com o sem-fim. Ficares com um pequeno "backlash" de alguns segundos de arco é natural e não afecta em nada a normal operação da montagem.

Boa sorte!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 30, 2007, 01:43:01 am »
Olá,

hum.. não sei... estive a ver num site e aconselham trocar 4 rolamentos(no total existem 12)... Acho que vou a uma casa de rolamentos ver o actual estado destes e ver que alternativas tenho e se compensa mudar...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 30, 2007, 11:04:07 am »
Ui.. Essa nhanha preta, que bom!.. :|

Epá, belo serviço de limpeza que ai fizeste!

Mas partilho da mesma opinião do Nelson, em relação aos rolamentos e a tudo o que sejam coisas que tenham medidas bem definidas e difíceis de replicar..
A menos que os rolamentos sejam coisas bem standard, não me poria a pensar em substituí-los.. E mesmo assim, não se se seria boa ideia..  As peças com o tempo tendem a ficar "acamadas" e "habituadas" ao  espaço que ocupam e respectiva interacção com peças vizinhas. Uma peça nova, vai parecer "um estranho", mesmo que colocado no sítio certo. É a mesma razão para não ser boa ideia substituir a parte de cima de um motor do automóvel mantendo a parte de baixo.. são peças com quilometragens diferentes..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 30, 2007, 01:28:38 pm »
Olá,

Exactamente nhanha preta!!  :D

Arranjei na net as referências dos rolamentos da marca SKF assim é mais fácil...  :)

hoje de manhã comprei 3 rolamentos! Dois pequeninos(que estão junto às rodas dentadas), pois tinha um deles amassado e prendia de vez em quando e comprei também o rolamento Cónico(o maior) para o RA. Apenas troquei aqueles que tem um papel directo com os motores pois os outros só são usados em modo manual.

Mais tarde coloco fotos.

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 30, 2007, 03:44:45 pm »
Vais-me desculpar o aparte mas o rolamento que aparece na primeiro foto no topo do lado esquerdo é muito igual aos rolamentos do eixo traseiro do meu Corsa. Substitui à pouco tempo e quando o mecânico os retirou eram exactamente o que está na imagem...


Que tamanho tem esse ?


Embora não deva ser um lubrificante com o mesmo efeito visto que as rodas de um carro giram muito e muito depressa quando comparadas com o eixo de uma EQ6, se calhar numa oficina de automóveis deve-se poder encontrar alguma coisa a este nível.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 30, 2007, 06:02:32 pm »
Citação de: "rpdelgado"
Vais-me desculpar o aparte mas o rolamento que aparece na primeiro foto no topo do lado esquerdo é muito igual aos rolamentos do eixo traseiro do meu Corsa. Substitui à pouco tempo e quando o mecânico os retirou eram exactamente o que está na imagem...


Que tamanho tem esse ?


Embora não deva ser um lubrificante com o mesmo efeito visto que as rodas de um carro giram muito e muito depressa quando comparadas com o eixo de uma EQ6, se calhar numa oficina de automóveis deve-se poder encontrar alguma coisa a este nível.



EHEH! Acredito que sim! Assim pode-se dizer que andas todos os dias com parte de uma EQ6 ou que eu observo com um Corsa!  :D

Ora as medidas são: 40x80x23

Já agora aproveito para colocar fotografias dos rolamentos novos:

O cónico(o do lado direito é o novo):





a este é o pequeno:




Amanhã espero ter tudo lubrificado e montado novamente faltando apenas aplicar o kit que ainda não chegou...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 30, 2007, 07:21:33 pm »
Very nice!  :)

Apesar de muito honestamente achar que no teu caso não irá adiantar nada, é sempre bom saber que tem rolamentos novos.  :D

Que continue essa odisseia!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 30, 2007, 08:09:00 pm »
Olá,

Em pelo menos um rolamento vai adiantar! uma vez que tinha um amassado!  :D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Maio 04, 2007, 05:08:29 pm »
Olá,

ja tenho novamente a EQ6 montada!
Nem imaginam o trabalho que deu para afinar a montagem!! :shock:  Isto porque quer no RA quer no DEC existem 2 parafusinhos de ajuste(para ajustar as rodas dentadas) e depois é que se apertam os parafusos de aperto. Demorou mas acho que está bem... Mais tarde irei medir o PEC e se necessário farei novos ajustes...

Agora que está tudo novamente no sitio estou à espera do Kit da Astromeccanica...  :D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Maio 04, 2007, 06:07:16 pm »
ahhhh

que kit é esse ?

Estou a zeros ! :oops:  :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Maio 04, 2007, 07:19:24 pm »
Olá,

o kit é um upgrade possível para uma EQ6 clássica, ou seja, sem go-to, etc.
O que este kit propociona é go-to(ainda que ligado a um pc), auto-guiagem, motores novos, etc...

Em baixo fica um foto do sistema:



Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Upgrade e restauro da EQ6
« Responder #14 em: Maio 29, 2007, 07:39:02 pm »
Olá,

sexta-feira recebi a minha encomenda! Novos motores, controladora e controlo de mão!

Até agora estou muito satisfeito!

Aqui ficam algumas fotos:






Após alguns testes devo dizer que ainda não tenho tudo afinado! Acontece que existem várias características que posso configurar! Como por exemplo a tensão das correias(mais esticadas ou mais soltas).

Depois também posso configurar várias coisas:

- Track: Sideral como nornal e depois tenho uma escala de vários valores(positivos e negativos) em que uma unidade corresponde a uma variação de 0.039 da velocidade sideral;

- Definir velocidade máxima dos motores 32X, 64X, 128X e 260-520X;

- ST4 GUIDE: Autoguiagem via ST4(Não devo de usar tão cedo...);

- Adjuste de CCD: definir a velocidade de correcção no modo autoguiagem com webcam via ST4. (não devo de usar);

- PC GUIDE: Modo de ligação ao PC. Posso controlar com o software incluído ou posso usar outro software tipo Starry Night via ASCOM;

- o Torque dos motores de RA e DEC: valor a aplicar à cinta de cada motor(Low, Middle, High);

- Slack RA e DEC: Esta função permite reduzir o tempo morto(Backlash) enquanto se inverte a direcção do motor;

- Definir o Hemisfério;

- GEAR RA/DEC: Permite definir o número de dentes para cada montagem. Na EQ6 é de 180, na Vixen GP/SP é de 144 na Losmandy G11 é de 360;

- SIDERAL adj – efectua a calibração "ultra precisa" da velocidade sideral;

- ROTATION RA/DEC - Permite definir a rotação dos motores no sentido do relógio ou contrário;


Bom como podem ver existem várias características a configurar até atingir o ponto ideal! Nesta fase até parece um inconveniente mas depois de domar o "bicho" será  concerteza uma mais valia!

Um Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Upgrade e restauro da EQ6
« Responder #14 em: Maio 29, 2007, 07:39:02 pm »