Autor Tópico: Gliese 581  (Lida 1329 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Gliese 581
« em: Abril 25, 2007, 05:09:03 pm »
A notícia que anda aí pelo ar agora, é que há dois novos planetas conhecidos bem pequenos (mas maiores que a Terra) que andam a girar em volta de uma estrela chamada Gliese 581, na constelação da Balança (algures por estas coordenadas, segundo a wikipedia: AR:  15h 19m 26s; DEC: -7º 43' 20").

Em princípio é uma estrela Anã Vermelha de mag 10.55, portanto não é pêra doce de ser observada a olho!

Contudo o que eu achei de mais interessante nesta notícia recente é que o período de rotação do planeta à volta da estrela é bastante reduzido. 13 dias num caso e 5 no outro (há ainda um 3º planeta maior com 84 dias no movimento de translação).
Ora se por acaso, a órbita do planeta em torno da estrela estivesse bem alinhada connosco (o plano da eclíptica lá do sítio) seria possível observar eclipses! O mais engraçado disto, acho eu, é que em princípio seriam eclipses todas as semanas durante um período de tempo em que a Terra estivesse mais ou menos alinhada com esse plano da eclíptica..

Esta (eclipses) é uma forma de se detectarem planetas.. Mas este caso foi diferente. Neste caso o que se detectou foi a variação ínfima de velocidade da estrela causado pela variação da direcção da atracção do planeta em órbita em torno da estrela. Ou seja, nós podemos muito bem estar a observar a estrela de um ângulo que impede a observação de eclipses (agora só lendo a publicação da descoberta com mais detalhe).

O Paulo Santos convenceu-me a lançar aqui este desafio de tentar observar a Gliese 581.. :) Se não houver eclipses, pronto, olha, azar.. :) O que acham?

Ainda assim, eu gostava de tentar fotografar a Gliese 581, nem que fosse só para "ver" onde ela fica :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 25, 2007, 06:28:31 pm »
Reparei agora que esta estrela é uma variável! Isto pode baralhar as coisas.. Dará para distinguir entre uma "variação" e um "eclipse" ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 25, 2007, 06:28:31 pm »