Autor Tópico: fibra de carbono!  (Lida 4547 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
fibra de carbono!
« em: Abril 23, 2007, 07:08:00 pm »
Esse material revolucionário permitiria a construção de telescópios muito leves e ao mesmo tempo muito resistentes, incluindo-se os respectivos espelhos.

Podemos encontrar muito material sobre isso na Internet graças aos... construtores de bicicletas, que empregam este material com muita freqüência.

Mais informações sobre o uso de fibra de carbono, incluindo tutoriais, no site http://www.composite.about.com
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 23, 2007, 11:48:38 pm »
Os telescópios com versão CF da Celestron pesam o mesmo do que os normais. Deveriam ser mais leves mas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 23, 2007, 11:48:38 pm »

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 24, 2007, 06:03:11 pm »
Eu diria o seguinte: uma bicicleta de alumínio super-leve e outra, de fibra de carbono, pesam a mesma coisa?

Não, mas se você colocar um espelho de vidro de telescópio em cima a sensação de peso ficará menos diferente...

...acho que os telescópios de fibra de carbono ficarão leves somente quando o mercado for receptivo para telescópios leves...

No caso do Celestron CF, não conheço, mas creio que a vantagem está na resistência do material, que é bem mais forte.

As tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela NASA para espelhos compósitos, como o Sialyte e o Synlam, chegam a pesar meros 3Kg por metro quadrado...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 24, 2007, 06:07:35 pm »
A vantagem do CF da celestron é mt simples: tem um coeficiente de expansão térmica 40x melhor do que o alumínio, ou seja a imagem não desfoca em exposições prolongadas. Por acaso tem um grande defeito, que é o atrasar a adaptação térmica do espelho.

Acho que as pessoas pagariam mais por um tubo mais leve em casos como este:
- quero um C11 mas a minha CG5 não aguenta com ele. Tenho 2 hipóteses: ou compro uma montagem superior (4000€) ou dou mais 500€ por um tubo mais leve
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 24, 2007, 07:49:28 pm »
É mesmo... nesse caso, a vantagem de um tubo leve é grande. Um fabricante esperto poderia vender muitos OTA de fibra de carbono.

Já que citou, interessante que nunca vi alguém adaptar uma montagem equatorial para maior capacidade de carga. O único caso que encontrei foi de uma montagem chinesa que foi adaptada, colocando rolamentos de alta precisão, que ela não tinha.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 24, 2007, 08:00:27 pm »
É possível que as adaptações a fazer requeiram algo maior que não caiba dentro de uma montagem dessas.. um maior volume dos rolamentos, ou superfícies de contacto.. Não sei..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 27, 2007, 11:54:06 am »
Citação de: "dario.rostirolla"
...acho que os telescópios de fibra de carbono ficarão leves somente quando o mercado for receptivo para telescópios leves...


Não será isso uma desvantagem tendo em conta o vento, ou será que um bom tripé/montagem elimina este eventual problema ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 27, 2007, 12:15:28 pm »
Se for um SC ou um mak ou outro telescópio de tubo curto, o vento não tem grande influência.

Mas prefiro 1000x um tubo leve nem que depois tenha de ancorar o tripé ao chão, embora acho que a montagem e tripé já pesam que chegue.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 27, 2007, 01:56:24 pm »
Citação de: "rpdelgado"
Citação de: "dario.rostirolla"
...acho que os telescópios de fibra de carbono ficarão leves somente quando o mercado for receptivo para telescópios leves...

Não será isso uma desvantagem tendo em conta o vento, ou será que um bom tripé/montagem elimina este eventual problema ?

Pensa ao contrário! A mesma montagem com um tubo pesado ou um leve. A força que o vento faz no telescópio só depende da forma e não do peso. A montagem é que tem que evitar que essa força empurre a massa do telescópio! Com o leve, a montagem mantém-o mais facilmente quieto, com o pesado tem mais dificuldade. Da mesma forma, a oscilação de um tubo é amortecida mais facilmente/rapidamente se ele for leve.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 30, 2007, 09:22:08 am »
Citação de: "Fil"
Citação de: "rpdelgado"
Citação de: "dario.rostirolla"
...acho que os telescópios de fibra de carbono ficarão leves somente quando o mercado for receptivo para telescópios leves...

Não será isso uma desvantagem tendo em conta o vento, ou será que um bom tripé/montagem elimina este eventual problema ?
Pensa ao contrário! A mesma montagem com um tubo pesado ou um leve. A força que o vento faz no telescópio só depende da forma e não do peso. A montagem é que tem que evitar que essa força empurre a massa do telescópio! Com o leve, a montagem mantém-o mais facilmente quieto, com o pesado tem mais dificuldade. Da mesma forma, a oscilação de um tubo é amortecida mais facilmente/rapidamente se ele for leve.



Então mas repara - E se pensares que qualquer objecto mais pesado será mais dificilmente movido pela forma do vento que um leve.

Estava a pensar folha de papel e numa lista telefónica.

Tudo bem que a montagem terá um papel mais facilitado se o telescópio for mais leve mas repara que umas das técnicas para estabilizar uma montagem é adicionar lastro, pendurando por exemplo um saco de areia no centro do tripé....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 30, 2007, 12:59:10 pm »
Citação de: "rpdelgado"
E se pensares que qualquer objecto mais pesado será mais dificilmente movido pela forma do vento que um leve.

Estava a pensar folha de papel e numa lista telefónica.

Tudo bem que a montagem terá um papel mais facilitado se o telescópio for mais leve mas repara que umas das técnicas para estabilizar uma montagem é adicionar lastro, pendurando por exemplo um saco de areia no centro do tripé....
Pois, eu percebo...
Mas a frequência com que algo vibra ou que começa a vibrar varia com a raiz quadrada do inverso da massa. Ou seja, a frequência de vibração de algo quatro vezes mais "massudo", é 2 vezes menor. Isto é a frequência.. Em termos de amplitude, ela depende de quanto é que o objecto mexeu. Quanto um objecto mexe, depende de quanto a montagem deixou mexer e da força que lhe foi feita.
Um objecto leve é empurrado mais facilmente quer pelo vento, quer pela montagem no sentido oposto. Ou seja tão de pressa se põe a mexer, como a parar de mexer. Esta do parar de mexer é a característica que costuma interessar mais.
Um objecto pesadão, pode levar mais tempo a começar a mexer, e oscilar com uma frequência maior, mas também demora mais tempo a parar (freq. menor). Que é o que não interessa, pois a montagem tem mais dificuldade em pará-lo.
Ou seja, em termos de amplitude é bem provável que o telescópio leve não oscile tanto uma vez que a montagem pode bem com ele..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 30, 2007, 03:36:13 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "rpdelgado"
Ou seja, em termos de amplitude é bem provável que o telescópio leve não oscile tanto uma vez que a montagem pode bem com ele..



Humm...Estou a ver...há duas variáveis em causa....


Está bem. Nunca fiz estes cálculos mas parece-me que sabes o que estás a dizer. Pelo menos convenceste-me... E parece-me ter alguma lógica :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 30, 2007, 03:45:26 pm »
Se for leve, só tens boas desculpas para comprares umas oculares de 2" gigantes com 1kg cada!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 30, 2007, 05:38:42 pm »
Citação de: "rpdelgado"
Está bem. Nunca fiz estes cálculos mas parece-me que sabes o que estás a dizer. Pelo menos convenceste-me... E parece-me ter alguma lógica :D
Oi!.. oi!.. oi!.. Alto lá!.. Regra nº1 quando alguém ouvir o que eu digo: não vão pelo que eu digo! Porque lá lógica isto tem.. Mas isso não quer dizer que esteja certo ;)
Eu sou um bocado maluco e pode ser perigoso convencer o pessoal! :) O melhor é cada um usar o que eu digo para pensar e procurar novas soluções, mas nalgumas coisas posso eu estar enganado.. Já me enganei muitas vezes.. Um belo exemplo disso tem sido o euromilhões!
(Portanto, já sabem, esta semana não vai sair o "10 22 34 38 45; 3 5" joguem noutro!)
Digo isto porque também fiquei baralhado com a história de um telescópio leve ser mais fácil de ser levado pelo vento.. Ainda assim parece-me mais acertado o que eu disse, mas já não estou tão confiante a 100%.. talvez só 90%..
Citação de: "Miguel Lopes"
só tens boas desculpas para comprares umas oculares de 2" gigantes com 1kg cada!
LOL hehehe!.. Boa! e vai Binoviewer de 2" também ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 01, 2007, 09:12:40 am »
Obviamente....

Não me convences a fazer algo eu não queira por muito convincente que sejas. Também não me convences sobre certos assuntos se eu tiver conhecimento de causa e experiência o que não é o caso na astronomia, e conseguir assim contrapor os teus argumentos.

No entanto a explicação que deste parece-me razoável e apesar de perceber pouco de telescópios ou física (a minha formação sempre foi a quimica), pensando um bocadinho, tem lógica.

Se vier alguém que tenha diferentes argumentos dos teus e dê outra explicação ai com certeza que vou ter os seus argumentos em conta e reflectir novamente sobre o assunto. De uma forma geral é essa a essência dos fóruns.


Não te preocupes que não me vou atirar de nenhum precipício à tua conta... :shock: .
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 01, 2007, 09:12:40 am »