Autor Tópico: filtro de apodização  (Lida 5633 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
filtro de apodização
« em: Abril 23, 2007, 04:01:30 pm »
Filtro de apodização... isso funciona?

Ele em tese transfere alguma energia dos anéis de difração para o disco de Airy... contudo, o filtro só funciona sob estritas condições:

- ótica quase-perfeita, com aprox. 1/4 de onda;

- obstrução do secundário muito pequena (um SCT, p. ex., já não serve).

Portanto, há controvérsias quanto à efetividade de tais filtros - muitos afirmam que não produzem qualquer aperfeiçoamento na imagem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 23, 2007, 05:11:58 pm »
"Transfere" energia dos anéis de difracção, para o centro? Assim por alto, o mais parecido que me vem à cabeça é uma rede de difracção "blazed", em que a figura de difracção de uma dada ordem (não a de ordem 0) é a que recebe mais energia. Isso funciona melhor para um dado comprimento de onda específico!
Será que vai parar mais energia ao disco de Airy, ou será que haverá menos energia a ir parar fora do disco de Airy?

Há aqui outra coisa que me baralha:
(Uma forma de interpretar a interferência que cria o disco de Airy é olhar para o ângulo que formam entre si as várias ondas de um lago que partem de dois sítios diferentes a chegar à margem.. A intensidade do disco de airy é tanto maior quanto mais igual for esse ângulo..
Ora para eu conseguir retirar energia dos anéis à volta do disco de Airy e mandá-la mais para o meio, implica que à chegada à margem as ondas teriam que estar mais paralelas entre elas.. Mas isto aumenta a largura do disco de Airy!.. Aumenta a largura e o período também (diminui a frequência)..
)
-> Não há o risco de aumentar o tamanho do disco de Airy com esse filtro? Perde-se resolução, não? para ganhar no contraste?

Ou será que isso é um filtro que corta dos ultra-violetas (ou outros menos corrigidos pelo sistema óptico)?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 23, 2007, 05:11:58 pm »

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 24, 2007, 06:35:43 pm »
Olá Fil,

De fato, o filtro de apodização (ao menos em tese) realiza estas duas coisas: reduz o brilho dos anéis de difração e transfere energia para o disco de difração. Os dois efeitos se somam.

Mas a pergunta é interessante... observe que o disco de difração não é um disco, mas uma função de onda. Com o filtro de apoodização, o diâmetro desse disco permanece o mesmo.

Por outro lado, existem várias versões de apodizador - digamos, um apodizador de três camadas pode apresentar diferentes proporções para cada camada... os efeitos sobre a frente de onda também serão igualmente diversos.

Entretanto, na grande maioria dos telescópios o aperfeiçoamento da qualidade de imagem será mínimo, servindo mais como neutralizador de defeitos óticos que propriamente melhoria da imagem... muitos chegam a duvidar que, de fato, o efeito esteja ocorrendo.

Bom, em teoria ele acontece - o problema é se esta teoria e sua prática se conformam uma à outra.

P.S> Putz... mal escrevi já estou editando... quero indicar um link para um artigo:

http://home.digitalexp.com/~suiterhr/TM/

Neste link, baixe os arquivos MakingApod, Apodes e Apodizetut - um trata da teoria, outro ensina a construir e o último é uma planilha em que você desenha seu próprio apodizador e confere a frente de onda.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 24, 2007, 10:44:59 pm »
Interessante..
Já percebi a minha dificuldade principal em perceber como isso funcionava:
Citar
Screen-type apodizing filters are of no use on extended objects.
Mas de facto fiquei com a sensação que se eu voltar a ler isso mais umas vezes, sou capaz de aprender coisas novas :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 24, 2007, 10:44:59 pm »