Autor Tópico: Novo projecto da Astronomia Amadora Portuguesa - astroPT  (Lida 2033 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline omeuceu

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 88
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Novo projecto da Astronomia Amadora Portuguesa - astroPT
« em: Abril 21, 2007, 02:52:33 pm »
Olá amigos/as

Tenho o prazer de informar que iniciou hoje, dia 21 de Abril de 2007, dia da Astronomia, um grande projecto da Astronomia Amadora Portuguesa - astroPT.

Leiam com atenção o exposto que resume sobre o que se pretende com o novo projecto. (isto é para ser visto com uma via e não como competição)

Mensagem escrita por Carlos Oliveira:

"(...)

O astroPT é um projecto de astronomia em Portugal.

Este projecto nasceu da necessidade de criar no mundo virtual um local onde se pudessem encontrar diversas sensibilidades de diferentes domínios astronómicos. O astroPT é o local onde profissionais, amadores, amantes, e curiosos de astronomia se reunem, trocam opiniões, discutem ideias, e informam sobre temas relevantes no sector astronómico.

Este projecto (http://www.astropt.org) congrega várias funcionalidades: blog (http://www.astropt.org/blog), mailing list (http://groups.google.com/group/astro-pt), astrowiki (http://www.astropt.org/wiki) e RSS. O blog é a face do website desta comunidade; a mailing list é o sítio onde toda a gente pode partilhar
ideias e discutir temas astronómicos relevantes; a astrowiki é uma enciclopédia em português sobre uma panóplia de assuntos de relevo na astronomia; e o RSS serve para quem quiser só receber as notícias e não pertencer à lista de discussão.

A ideia desta comunidade virtual nasceu em 2005 na mente do Daniel Bento, que em Janeiro de 2006 contactou o Carlos Oliveira. Depois de amadurecerem esta ideia durante cerca de um ano, contactaram o Jorge Almeida, o José Raeiro, e o Nuno Coimbra, de modo a poderem ser os coordenadores do projecto nas suas diferentes funcionalidades.

Entretanto foram também convidados alguns peritos especializados em diferentes domínios astronómicos de modo a poderem ser estes peritos a informar o público das notícias mais relevantes e suas possíveis ramificações. Podem ver uma breve descrição dos colaboradores no link disponibilizado para o efeito.

Os temas que terão peritos exclusivos são: astronomia em geral, astrofísica, astrobiologia, astrogeologia, cosmologia, astronáutica, astropolítica, astronomia amadora, astrofotografia, observação astronómica, educação científica, divulgação de astronomia, história da astronomia, tradução de artigos astronómicos, planetas, meteoros, Ficção Científica, OVNIs, ....

Todas as pessoas que gostem de astronomia, estão desde já convidadas a inscreverem-se na nossa mailing list, a ajudarem a contribuirem activamente para a astrowiki, a receberem a RSS, ou simplesmente a visitarem o nosso blog.

Divulguem, participem, aprendam, divirtam-se, e tirem partido desta comunidade!

Cumprimentos espaciais!


http://astropt.org/blog/2007/04/21/bem-vindos

Blog do astroPT - a desbravar caminhos celestiais
(c) 2007 http://www.astropt.org/blog "


Estão convidados para entrar neste novo projecto.


Um grande abraço,

Jorge Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por omeuceu »

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
novo projecto
« Responder #1 em: Abril 21, 2007, 11:13:07 pm »
É verdade :)
Valeu a pena esperar :) também irei colaborar neste projecto, pois penso que de facto, é mais um passo à frente, no que toca à presença da astronomia portuguesa na Net.

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

novo projecto
« Responder #1 em: Abril 21, 2007, 11:13:07 pm »