Autor Tópico: Contrapesos  (Lida 3013 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Contrapesos
« em: Abril 20, 2007, 02:00:55 pm »
Olá pessoal,antes de mais, se este topico não estiver no local correcto, peço desculçpa...
 será que alguém me sabe dizer se os contrapesos para a montagem lxd55 têm de ser especificos, ou arranja-se outros mais baratos que tenham o buraco da mesma dimensão!!!

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por vic_nunes »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Contrapesos
« Responder #1 em: Abril 20, 2007, 02:12:55 pm »
Citação de: "vic_nunes"
Olá pessoal, será que alguém me sabe dizer se os contrapesos para a montagem lxd55 têm de ser especificos, ou arranja-se outros mais baratos que tenham o buraco da mesma dimensão!!!

Abraços
Bom, serve qualquer coisa.. ..Mas em geral um contrapeso é uma coisa:
1) pesada: peso razoavelmente adequado ao telescópio ou carga que a montagem deve suportar.
2) furada: buraco com as dimensões convenientes (ligeiramente maior que o varão) e com um parafuso preparado para trancar a posição do contrapeso (em varões lisos e não roscados).
3) bonita: pintado de acordo com a estética da montagem e semelhante aos restantes contrapesos, usando as mais actuais tendências estilísticas.

Mas como é óbvio pode-se saltar algumas desta regras (a 3ª só), arranjando contrapesos extra feitos por medida. Às vezes vêem-se contrapesos improvisados sem parafuso (tipo halterofilismo), que são colocados entre dois contrapesos da montagem. Isto deve ser evitado porque os parafusos de fixação dos contrapesos da montagem foram feitos para só aguentarem com o contrapeso que os tem, e não com um segundo (pode haver escorregamento). Mas à parte disso, tudo é válido.
Já li relatos de quem tivesse usado com sucesso um garrafão de 5L de água (ou o equivalente em galons americanos), preso com uma corda ao varão, a servir de contrapeso! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Re: Contrapesos
« Responder #1 em: Abril 20, 2007, 02:12:55 pm »

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 20, 2007, 03:58:19 pm »
ola fil, pois, mais o menos essas ideias ja as tinha, a minha questão é mm técnica, ou seja, se por exemplo os pesos da Orion, ou da skywatcher, ou da baeder (q são os mais baratuchos), se servem no varão da LXD55/75... era pra saber se alguem tem informação técnica/pessoal sobre isso...


Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por vic_nunes »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 20, 2007, 04:09:51 pm »
Eu comprei um da Orion há uns tempos atrás.
Se disseres qual o diâmetro do "varão", posso medir aqui o meu contra-peso.

Atenção que dum dos lados é mais largo para permitir que o parafuso anti-pisa-pés possa entrar pelo contrapeso e fazer com que este tenha um pequeno curso extra.

cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 20, 2007, 04:27:01 pm »
Bom, nesse caso parece-me que é só questão de medir o diâmetro do varão da LXD, e já agora o diâmetro do batente que impede que os contrapesos caiam de lá. e é encontrares contrapesos cujo furo esteja entre esses dois tamanhos. Salvo erro, o varão da minha SkyWatcher EQ-5 tem perto de 2cm de diâmetro, talvez 18mm, como é o caso das HEQ5 PRO e EQ6 Pro (e aparentemente as não-PRO também), e da Atlas da Orion..
Numa loja alemã dividiram os contrapesos feitos à medida em:
- Counterweight for EQ1 and EQ2
- 2 kgs counterweight for EQ-3, EQ-5, Astro-5, Vixen GP, GP-D2, Celestron CAM + ADM, TS Panoramic Mount, ...
Portanto diria que a Vixen tem-nos iguais à EQ-5.
Noutros sítios menos oficiais li que "a CG-5 tem o varão com 20mm igual a LXD e Vixen"..  Se calhar os 20mm são arredondados, ou pode ser a largura do burado no contrapeso.

Compara com o teu caso, e pronto.. Senão usa as palavras mágicas em inglês num motor de busca :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 20, 2007, 04:29:33 pm »
ok, amanhã quando estiver perto do telescópio meço e posto aqui o diâmetro...

Obrigado a todos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por vic_nunes »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 20, 2007, 04:30:55 pm »
Já vi 2 tipos de contrapeso:
- espalmados, porreiros para pôr mais peso na extremidade
- mais comprimidos, porreiros porque não atrapalham tanto

Quando comprar uns para o futuro C9, acho q vou tentar arranjar dos segundos.

Era porreiro arranjar com contacto em borracha em vez do parafuso normal.

obrigado pela informação para a CG5, vou tentar confirmar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 20, 2007, 04:37:58 pm »
Miguel,

não estás a pensar mudar de "cabeça equatorial" para o C9? Olha que o peso do animal mais os acessórios (para astrofoto, tipo outra OTA para autoguiding, etc) deve ficar muito próximo do limite, o que a torna pouco indicada para esse objectivo, não? acho que o limite são 35lbs (para visual, claro) mas para foto acho que não deve levar tanto...

Just a Thought!

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 20, 2007, 04:58:14 pm »
um contrapeso dos que "espalham" têm mais massa concentrada num sítio, e podem ter o centro de massa mais perto do fim do varão (para o mesmo peso no tripé/pedestal podem estar mais afastados que os outros)
Podes ainda considerar a hipótese de arranjar/encomendar uma extensão para o varão! (com a desvantagem de ter um braço maior, que pode levar mais tempo a estabilizar de vibrações..)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 20, 2007, 05:09:23 pm »
Citação de: "xumaxer"
Miguel,

não estás a pensar mudar de "cabeça equatorial" para o C9? Olha que o peso do animal mais os acessórios (para astrofoto, tipo outra OTA para autoguiding, etc) deve ficar muito próximo do limite, o que a torna pouco indicada para esse objectivo, não? acho que o limite são 35lbs (para visual, claro) mas para foto acho que não deve levar tanto...

Just a Thought!

Cumps  :wink:


Se reparares bem, acima da CG5 só tens Losmandy GM11 ou equivalentes. É um grande tombo! Ando de olho numa montagem revolucionária, a Gemini 42 de uma empresa húngara. Não tem backlash!

O C9 pesa 9.25 kgs, tanto quanto as polegadas :D É engraçado que a OTA Meade 10" pesa 16Kg...
Com acessórios pode ir até aos 12kg. A CG5 vai até aos 13Kgs para fotografia, acho.
O plano é comprar o C9 e passados uns meses uma montagem melhor. Não há dinheiro para tudo. E não faz sentido comprar a super montagem para o C6 e esperar meio ano para então comprar o C9.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 21, 2007, 11:24:35 am »
Bom dia a todos,
como tinha dito, esta manhã andei a medir o varão e o peso da minha LXD55
então é o seguinte:

Varão: aprox. 1,8cm
Parafuso de suporte: 2,1cm
peso original lxd55: 1,9cm


Agora, alguem tem conhecimento de pesos da concorrencia da meade que sirva na montagem?????


Obrigado mais uma vez
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por vic_nunes »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re:
« Responder #11 em: Julho 04, 2007, 12:23:15 am »
Citação de: "vic_nunes"
Bom dia a todos,
como tinha dito, esta manhã andei a medir o varão e o peso da minha LXD55
então é o seguinte:

Varão: aprox. 1,8cm
Parafuso de suporte: 2,1cm
peso original lxd55: 1,9cm


Agora, alguem tem conhecimento de pesos da concorrencia da meade que sirva na montagem?????


Obrigado mais uma vez


Olá a todos, que fique a informação que o contrapeso da Orion serve nos varões da Meade LXD55... mandei vir um e fica impec... :D


Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Re:
« Responder #11 em: Julho 04, 2007, 12:23:15 am »